sexta-feira, 26 de março de 2010

O que é ser nerd?

Bom, pra começar bem um blog de nerds, nada melhor do que falar sobre nerds. Hoje eu vou tentar falar um pouco dos diversos tipos de nerds espalahados pelo mundo. Eu não espero de jeito nenhum falar sobre todos os tipos de nerds, nem dar todos os seus detalhes, mas pelo menos falar alguma coisa e esperar que vocês se divirtam! :-D

O Adorador de Star Wars 

 
Você já viu todos os filmes da saga Star Wars? Sabe de cor todas as falas do Skywalker? Sonha em ser um Jedi? Jura já ter treinado com o mestre Yoda? Então você é um nerd nessa categoria. É provável que, quando um amigo seu for fazer qualquer coisa, você diga: "antes que você faça isso, eu tenho que dizer uma coisa: eu sou seu pai". Espalhados por todo o mundo, os Adoradores de Star Wars adoram ir a eventos onde eles podem se caracterizar como seus personagens favoritos e, ainda, encontrar outros Adoradores de Star Wars. Uma variação desta categoria que também merece destaque é a que vem a seguir.



O Adorador de Star Trek

Apresentando a maioria, senão todas as caracterísitcas de sua contraparte Jedi (é claro que adaptadas para a saga do capitão Kirk), os Adoradores de Star Trek tem se sobressaltado cada vez mais. Embora não tão abundantes quanto os Adoradores de Star Wars (devido ao único fato de Star Trek ser uma série bem mais antiga que Star Wars e, portanto, não tão difundida entre as gerações mais recentes), eles também adoram ir a eventos onde possam se vestir como seus personagens favoritos e encontrar outros nerds semelhantes. Vai me dizer que você nunca ouviu a famosa frase "vida longa e próspera"?

Na verdade, a categoria de Adoradores é muito difundida. Você pode ser adorador de uma variedade de filmes e ainda assim ser nerd. No sentido mais primário (ou como diria um amigo meu, no sentido mais "primata") da palavra, ser nerd é saber muito sobre uma determinada coisa. Embora a maioria dos outros nerds costumem não aceitar, você pode ser Adorador de Crepúsculo e ainda assim ser nerd.

O Otaku

Semelhante às outras categorias de Adoradores, os Otakus podem ser considerados Adoradores de Animes. Eu não preciso repetir que eles adoram ir a eventos onde possam se vestir como seus personagens favoritos e encontrar outros nerds semelhantes, porque já disse isso nas outras categorias de Adoradores. Adicionei a categoria de Otaku só para dizer que eles existem. Uma variação do Otaku é a de Adoradores de Cartoons, que são mais ligados em desenhor animados ocidentais, enquanto os Otakus preferem anime e mangá.

O C.D.F.

Ainda em seu estágio mais básico de nerdice, podemos encontrar a categoria dos C.D.F.s. Acho que eu não preciso dizer o que a sigla signifca, certo? Isso mesmo! Coeficiente de Formulação. Os C.D.F.s são aqueles melhores alunos da classe, que nunca deixam de fazer a lição de casa, sempre tiram as melhores notas e, normalmente, são os queridinhos dos professores. Por vezes, o C.D.F. não tem vida social, a não ser com outros C.D.F.s. Mesmo com eles, só possuem um tipo de interação social: o estudo comunitário. Apesar disso, os C.D.F.s são os mais procurados quando os exercícios são difíceis e conseguem amizades facilmente em dias de provas em dupla. Por vezes vítimas de violência (uma clara prova de falta de Q.I. por parte do agressor), eles tendem a desenvolver uma outra categoria de nerdice.


O Internauta
  
  Os melhores amigos das redes sociais, os Internautas passam a maior parte do tempo navegando nos mais diversos sites (ou, como diria um outro amigo meu, "só vegando"). Amigos só virtuais e de vez em quando reais se os contatos do MSN morarem perto de casa. Normalmente, escrevem um ou mais blogs. Acho que não preciso dizer mais nada sobre este tipo. O termo "internauta" já diz tudo, certo? Até porque eu já estava começando a encontrar semelhanças com minha própria vida! Oo



O Geek

Fascinados pela tecnologia em todas as suas facetas, os geeks não conseguem se livrar de sua parafernália tecnológica. Mas também, são tantos celulares, computadores, notebooks, MP20, que fica até difícil fazer com que eles se livrem por completo da tecnologia e nesse ponto se assemelham com a categoria anterior - na verdade, a maior parte dos Geeks ou são Internautas, ou são Gamers, ou são os dois. O ponto fraco dos Geeks é a falta de luz (ou não, já que é só pegar o PSP ou o celular ou o MP20 ou o notebook ou...).
  
O Gamer


Jogos. Ou melhor, games. É só nisso que o Gamer consegue pensar. Chegando, por vezes, a preferir continuar jogando do que arranjar um namoro, os Gamers costumam ter vida social apenas com outros Gamers, com quem disputam quem é o melhor no Ragnarök ou quem sabe fazer mais fatalities no Mortal Kombat. E não importa qual é o game para eles. Qualquer um pode ser um nerd desta categoria, desde os mais pacatos cidadãos de Sim City até os mortais jogadores de F.E.A.R. Poucas vezes, os Gamers se ligam em jogos de tabuleiro ( já que é mais fácil se conectar na Live ou na PSN pra encontrar um parceiro com quem jogar). Sendo assim, os senhores que ficam jogando baralho na praça não se enquadram nesta categoria - embora eu os considere muito mais nerds que muito Gamer por aí.

O Hacker

Muito ligados a seus computadores, os Hackers são aqueles que sabem de tudo: desde usar o Paint até invadir redes particulares. No entanto, os Hackers, em sua maioria, são aqueles que desenvolvem curas para vírus, ao invés de os difundirem. Os maiores hackers trabalham para grandes empresas, fortalecendo sempre as defesas do lugar. Capazes de detectar vários problemas (acostumados com a tela azul da morte), não existe ameaça para um bom Hacker. Por vezes, eles acabam se inclinando para o lado negro da força, e se tornam Crackers. Tome cuidado com esses! No entanto, o melhor jeito de se previnir dos Crackers é se tornar um Hacker. xD


O Mitnick

Num estágio bem mais avançado de hackerismo, temos a categoria do Mitnick. Na verdade, esta não é bem uma categoria. Kevin Mitnick, nascido em 6 de agosto de 1963, é, atualmente, um dos maiores - senão o maior - hackers do mundo. Tendo inclinado para o lado negro da força uma vez, Mitnick foi preso acusado de vários crimes virtuais e suspeito de outros tantos. Dizem as lendas que, uma vez, ele mandou um e-mail para o presidente dos EUA informando as senhas de ativação de todos os míssies nucleares então em sua possessão. Hoje aclamado por muitos, ainda deixa uma pulga atrás de muitas orelhas, mas o fato é que hoje, com os crackers cada vez mais poderosos e com os crimes virtuais cada vez mais difundidos, o mundo precisa de um Mitnick.


O Devorador de Livros

E quem disse que pra ser nerd precisa saber alguma coisa de computação? Aqueles que tem o hábito de passar horas na frente de seus livros preferidos (ou mesmo lendo livros novos) também podem ser considerados nerds. Ao contrário de muitos dos outros nerds, a vida social destes não é abalada, já que eles adoram conversar sobre seus livros e até mesmo emprestar e pegar emprestado os livros de outros Devoradores. E não existem restrições. Todos aqueles que gostam de ler livros podem ser considerados nerds desta categoria - desde a Bíblia até o Kama Sutra, passando por livros de romance, suspense e aventura, entre outros. Uma variação com menos vida social (mas ainda assim socialmente ativa nas redes sociais) é a dos Devoradores de E-Books.


O Gênio

Outro tipo de nerd é a categoria dos Gênios. Brilhantes cientistas, de misturadores de fórmulas até astrofísicos nucleares, os Gênios são aqueles que inventam as coisas para os outros nerds. Afinal, o que seria de todas as outras categorias se não fossem as grandes invenções e descobertas feitas pelos Gênios? Apenas algumas categorias se salvariam e, ainda assim, existiriam em quantidade muito menor. Portanto, se você encontrar um Gênio algum dia, dê a ele um muito obrigado! 

P.S.: Se você é um Gênio, muito obrigado!


A Nerd Gatinha

Para fechar o artigo com chave de ouro, nada melhor que este tipo tão raro de nerd: a Nerd Gatinha. Ela nada mais é que uma mulher bonita que se enquadre em uma das categorias citadas acima ou alguma outra categoria de nerdice não citada - e eu disse bonita, por isso ela é tão rara. Mas atenção aos homens de plantão: este tipo de mulher costuma ser das difíceis. Afinal, o sonho da maioria dos homens é encontrar uma mulher que goste das mesmas coisas que ele e a maioria dos homens gosta de algum tipo de nerdice. Se a Nerd Gatinha fosse uma garota fácil, que graça teria? xD
Mas atenção: um grave erro que muitos homens cometem é considerar uma Nerd Gatinha feia. A beleza está nos olhos de quem vê. Por isso, nerds do sexo feminino, se aquele cara te acha feia, procure outro! Com certeza existe alguém que te considere uma Nerd Gatinha.

Antes que esse papo fique sentimental demais, gostaria de encerrar o post. Ele me custou um bom tempo, mas foi divertido montá-lo. Espero que vocês gostem e comentem. Até o próximo post! o/

3 comentários:

  1. nossa achei super legal esse blog! é bem informativo e diversificado! assim vou virar fã!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu nome é Lucas e sou um nerd declarado,as vezes as pessoas me ofendem por causa de passar o dia todo estudando.Gostei muito desse site,e minha matéria preferida é a física.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.