sexta-feira, 9 de julho de 2010

Compartilhando arquivos do Finale por versões diferentes

 A maioria dos músicos de hoje em dia, usa, usou, ou usará, em algum momento, um software de editoração de partituras. Entre todos os softwares, alguns se destacam entre os usuários, como: Finale, Encore, GuitarPro, Sibelius, entre outros... O nosso post de hoje pretende falar um pouco sobre uma função do Finale que muitos não conhecem, mas que pode ser essencial quando você precisa compartilhar suas partituras: o XML.

O que é o XML?

 O XML é um formato de arquivos criado para permitir a troca de informações de forma estruturada através da internet. Trata-se de uma sigla para "eXtensible Markup Language". No Finale não é diferente. O padrão XML possibilita que usuários de uma determinada versão do Finale possam compartilhar suas criações com os usuários de qualquer outra versão. Para isso, existe um recurso chamado de "Importação e Exportação de arquivos XML".


Como usar o XML do Finale?

É mais fácil do que a maioria dos usuários comuns pode imaginar. Tomarei como base a versão que eu uso, o Finale 2010, mas deixarei bem claro que qualquer versão do Finale possui essa mesma função, talvez apenas com uma nomenclatura um pouco diferente.


Para exportar

1. Abra a partitura que você quer compartilhar.
2. Em seguida, dentro do menu File, clique na opção MusicXML > Export
3. Salve e compartilhe!

Para importar

1. Dentro do menu File, clique na opção MusicXML > Import
2. Escolha a partitura compartilhada e abra!

 Como pode-se ver, é bem mais simples do que a maioria dos usuários imagina. Note, porém, que algumas versões do Finale podem ter opções direto no menu File nomeadas Import XML ou Export MusicXML. Se você não encontrar a função, dê uma olhada rápida em cada opção do menu File. Você logo vai encontrar o equivalente para sua versão. Fique ligado para mais tutoriais em breve (ou não)!

4 comentários:

  1. OLá pessoal! Uma ótima opção para compartilhar arquivos tanto do FINALE quanto do ENCORE é a instalação da impressora virtual PDF Creator. Ao salvar uma partitura basta usar esta impressora que ao invés de imprimir em papel, gera um arquivo pdf. Eu costumo fazer isso para compartilhar as musicas em minha igreja.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Anônimo. O que disse é a mais pura verdade, mas acontece que, em PDF, não é possível que a outra pessoa edite o arquivo. Para quem precisa editar, o melhor segue sendo o XML. A propósito, para salvar em PDF, eu uso o CutePDF. xD

    ResponderExcluir
  3. Olá, Thiago!
    Gostei bastante da sua matéria, inclusive da oportuna observação que você fez logo acima sobre o comentário do Anônimo. Certamente, ele interpretou "compartilhar" no sentido de distribuir partituras, diferentemente da forma como você discorre em sua postagem, por sinal, muito bem explicada.
    Acho, porém, que você poderia acrescentar mais um parágrafo, comentando a respeito das versões do XML. Exportar ou importar no formato XML v2.0 não resulta no mesmo que versões anteriores, inclusive, em alguns casos, não se obtendo sucesso quando se tenta importar com versões mais antigas, um arquivo que foi exportado com a versão 2.0.
    Caso deseje e se puder, visite nossa comunidade: FINALE 2010 "BRASIL", http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=84391789

    ResponderExcluir
  4. Olá, Brandão! Obrigado pelo comentário. É que ainda não tive a oportunidade de testar os diferentes formatos do XML do Finale. Mas tentarei descobrir mais. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.