quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Música Nerd #13: Georg Friederich Händel


 Quinta-feira é dia de Música Nerd. E, estando no mês de dezembro, é dia de Música Nerd especial de Natal! A cada semana, será escolhido não um músico qualquer, mas um que tenha composto um dos famosos e tradicionais hinos de Natal que cantamos até hoje. E o escolhido para hoje é: Georg Friederich Händel.

Um pouco de história

  Nascido em 23 de fevereiro de 1685 e tendo falecido em 14 de abril de 1759, Händel foi um grande músico e compositor alemão, naturalizado britânico em 1726. Seu pai desejava que ele fosse advogado, mas o pequeno Georg sempre mostrou aptidão para a música, no que foi apoiado pela mãe. Com sete anos já era excelente cravista. Foi quando, acompanhando seu pai em uma visita a Weissenfels, conseguiu ter acesso ao órgão da capela do duque, que insistiu que o menino fosse ensinado à música. Consentindo, seu pai o colocou sob a tutela de Friedrich Wilhelm Zachow, com quem aprendeu teoria, composição, violino, órgão, cravo e oboé.



Um pouco de música

 Händel tinha uma facilidade imensa para compor, tanto que sua obra compreende mais de 600 peças. Ué, mas peraí... Este não era um post especial de Natal? Sim. E é exatamente por isso que Händel foi escolhido: ele é o compositor da melodia Antioch, mais conhecida como Joy to the World ou Cantai que o Salvador Chegou.



 No repertório de Handel temos, ainda, a peça Pois um Menino nos Nasceu, For Unto Us a Child is Born, que faz parte do oratório O Messias.



 Para finalizar, apesar de não ser exatamente uma canção que fale do Natal, ela também faz parte do oratório que conta a vida e a obra de Cristo e, portanto, tem tudo a ver com o Natal. Além disso, esta é uma peça comumente cantada nesta época. É claro que estamos falando do clássico Aleluia.




Algumas curiosidades

  •  Georg Friederich Händel era alemão. No entanto, quando se estabilizou na Inglaterra e adquiriu cidadania britânica, decidiu que não poderia continuar com este nome tão difícil na língua inglesa e adotou uma versão anglicalizada do nome: Georg Frideric Handel.

  •  Nascidos no mesmo ano e considerados os compositores alemães mais famosos da época, Bach e Handel viveram uma infeliz coincidência. Nunca se conheceram pessoalmente, mas ambos tiveram um destino parecido: quase cegos, foram operados pelo mesmo médico, o inglês ambulante John Taylor. No entanto, as cirurgias de ambos não foram bem-sucedidas e, pelas mãos de um charlatão, eles ficaram completamente cegos.

  •  Não se sabe ao certo como iniciaram os estudos musicais de Händel. Conta-se que ele teria praticado sem o conhecimento do pai em uma velha espineta da família. Também existe a possibilidade de que sua mãe, que era filha de um pastor, o tenha ensinado, ou que ele tenha aprendido algo na escola.

  •  Testemunhos de época afirmam que Händel tinha uma impressionante facilidade para compor. Às vezes, compunha mais rápido do que os seus libretistas podiam fornecer-lhe o texto para suas óperas e oratórios. Compôs a abertura de Rinaldo em uma única noite, e escreveu Belshazzar tão rapidamente que seu libretista não conseguia acompanhá-lo, tanto que teve de se entreter nas horas vagas compondo Hercules, outra grande obra. Seu célebre O Messias, extenso oratório em três atos, foi composto em apenas 24 dias. Não era sistemático, compunha obras em partes independentes enquanto trabalhava em várias ao mesmo tempo. Quando compunha isolava-se do mundo e ninguém tinha permissão para interrompê-lo. Enquanto o fazia, gritava consigo mesmo, e se emocionava quando trabalhava sobre um texto trágico ou piedoso. Seus serviçais muitas vezes o viram chorando e soluçando sobre as folhas de música. Quando esteve escrevendo o coro Halleluja, do Messias, seu camareiro foi servir-lhe chocolate quente e o encontrou em prantos, para quem o músico disse: "Não sei se eu estava em meu corpo ou fora dele quando escrevi isso, só Deus sabe!"

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.