quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Música Nerd #15: Franz Xaver Gruber


 Hoje é quinta-feira e, mesmo sendo véspera da véspera do Natal, quinta-feira é dia de Música Nerd! E ainda mais: estamos em dezembro. Portanto, hoje é dia de Música Nerd Especial de Natal. Portanto, sem mais delongas, nosso músico escolhido para hoje é: Franz Xaver Gruber.

Um pouco de história

 Nascido em 25 de novembro de 1787, na Áustria, Gruber foi professor de uma escola primária e organista de uma igreja no vilarejo de Arnsdorf. Ao mesmo tempo, ele era organista e regente coral em uma igreja em uma vila vizinha, Oberndorf bei Salzburg. Mais tarde, se mudou para Hallein, em Salsburgo, onde conheceu o padre Joseph Mohr, e lá ficou como diretor de música até o fim de sua vida, em 7 de junho de 1863.



Um pouco de música

  Em 1818, o padre Joseph Mohr apresentou um poema para a noite de Natal a Gruber e pediu que ele acrescentasse uma música ao poema. Ali nascia um dos mais belos e tradicionais hinos de Natal do mundo: "Stille Nacht", conhecido, em inglês, como "Silent Night" e, em português, como "Noite de Paz", mas mais conhecido como "Noite Feliz".



 Infelizmente, não foram encontradas outras músicas compostas por Franz Xaver Gruber. Ao que parece, ele é mais um dos compositores que ficaram famosos graças a uma única música. Conhece alguma música de Gruber? Use o campo de comentários para melhorar ainda mais este post!

Algumas curiosidades



  •  Na ocasião em que o padre Mohr pediu para Gruber escrever uma música para seu poema natalino, o órgão da igreja estava quebrado. Por causa disso, a estréia do hino, na missa de Natal de 1818, na igreja de São Nicolau, foi feita com o padre Mohr tocando violão enquanto ele e Gruber cantavam o hino e um coral repetia as duas últimas frases de cada estrofe. Mais tarde, o próprio Gruber fez arranjos do "Stille Nacht" para órgão e para órgão e orquestra.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.