quinta-feira, 14 de julho de 2011

Música Nerd #43: Metallica


 Ontem foi o dia do rock. E hoje o nosso amigo Mateus não pôde postar. Aproveitando a deixa, conheça um pouco sobre esta incrível banda norteamericana: Metallica.

Um pouco de história

 No ano de 1981, na cidade de Los Angeles, Lars Ulrich, baterista, procurava uma banda com quem tocar. Então, conheceu James Hetfield, cantor e guitarrista, Dave Mustaine, também guitarrista, e Ron McGovney, baixista. Estes quatro deram início ao fenômeno que hoje nós chamamos de Metallica, muito embora tenham sido, em sua maioria, substituídos pelas mais diversas razões. Hoje, a banda conta com Lars e James, da formação original, Kirk Hammet, guitarrista, e Robert Trujillo, baixista.


Um pouco de música

 Todo bom nerd sabe o que é um ctulhu. A temível criatura sugadora de mentes também já foi tema de uma música instrumental do Metallica, "Call of Ktulu".





 Uma das músicas mais conhecidas do Metallica vem a ser, no entanto, "Master of Puppets", considerada por muitos a melhor música da banda, que conta como nós parecemos marionetes sendo manipuladas pelo mundo e pela sociedade.





Algumas curiosidades


  • Quem acha que o Metallica já nasceu uma estrela se engana: tudo começou quando o baterista Lars Ulrich colocou um anúncio em um jornal de Los Angeles, procurando uma banda.
  • St. Anger, álbum produzido e gravado em 2003, alcançou o primeiro lugar da Billboard 200, importante lista dos 200 álbuns musicais mais influentes dos Estados Unidos. Por esta razão, em 2004 foi produzido um filme intitulado "Some Kind of Monster", que contava a história de sua gravação.
  • Nesta mesma lista já constaram diversos outros álbuns da banda, sendo mais quatro em primeiro lugar.
  • O Metallica pode e é considerado uma das bandas mais influentes dos Estados Unidos. Não é para menos: já ganharam nove Grammys.
  • Quem acha que a trilha do Metallica foi sempre de vitórias certamente não conhece o passado da banda. Em 1986, enquanto viajavam em uma turnê, o ônibus da banda capotou, matando o então baixista Cliff Burton.
  • Metallica é a banda favorita de Dean Winchester, protagonista do seriado Supernatural. Ele usa a música "Smoke on the Water", do Deep Purple, como toque de seu celular, e os fãs da série chamam seu Chevrolet Impala 1967 de "Metallicar".

9 comentários:

  1. Metallica é muito bom, mas essa versão da Smoke on The Water não é do Metallica, é na verdade de uma banda chamada Metalium.

    E entre as mais conhecidas aí, faltou citar as músicas do "Black Album" (Self Titled)que foi o álbum que consolidou o Metallica como uma das maiores bandas de Metal/Rock da História, músicas como Enter Sandman, Sad But True e The Unforgiven são super conhecidas xD

    ResponderExcluir
  2. Hehehe... To ligado que essa versão é do Metallium. Na verdade, coloquei essa versão mesmo porque, no Youtube, foi impossível encontrar uma versão decente do Metallica cantando. Aí cadê a paciência pra subir uma versão maneira eu mesmo? É bom que fica de pegadinha, pra ver quem descobre. Hahaha!

    ResponderExcluir
  3. "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado."
    Será???

    ResponderExcluir
  4. Em virtude dos muitos comentários tentando denegrir a imagem do blog e do autor, provenientes de pessoas que não entenderam a brincadeira, resolvi tirar a música "Smoke on the Water" do post. Quando meus frequentadores forem melhor humorados eu coloco de volta...

    ResponderExcluir
  5. Smoke on the Water é do Deep Purple!

    ResponderExcluir
  6. "faltou citar as músicas do "Black Album" (Self Titled)que foi o álbum que consolidou o Metallica como uma das maiores bandas de Metal" Cara de onde vc tirou essa ideia o black aolbum é considerado por todos como um dos se não o pior album do metallica, acredito que vc até que vc estava pensando no And justice for all , e se confundiu na hora de escrever não ?

    ResponderExcluir
  7. Olá, Frederico. Obrigado pelo comentário. Não estou encontrando aonde você leu isso sobre o Black Album. Aonde está? Não foi você que acabou se confundindo? '-'

    ResponderExcluir
  8. O Frederico está pensando apenas no underground. Qualquer um entende que o álbum que deu mais popularidade ao Metallica foi o Black album, as pessoas que acham ele o pior, são fãs do Thrash que o Metallica fazia e que foi um tanto esquecido no Black Album... o And Justice for All é o meu álbum favorito do Metallica mas a popularidade dele não chega nem perto da do Black Album, minha mãe, meu pai e meus tios (que não são grandes fãs de metal),conhecem músicas do Black Album (por isso ouço metallica desde bebê)e eles não conhecem nenhuma música do Justice, isso é fato. Logicamente quando o Black album foi lançado, muitos dos fãs antigos não gostaram, mas a quantidade de fãs que o metallica ganhou com ele, superou e muito os que eles tinham antes. Já assisti alguns documentários sobre eles, de Metallica eu entendo manolo xD

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.