quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mitos Reais #14: Maria Sangrenta



 Os monstros existem? Se existirem, como a ciência, que não acredita no sobrenatural, poderia explicar a existência de criaturas mortas-vivas, imortais, que saltam do espelho ou que aparecem quando você faz alguma coisa peculiar? É esta a intenção  da seção Mitos Reais: descobrir como seria possível explicar cientificamente a existência de seres estranhos, surreais, ou sobrenaturais. E, hoje, o prato está bem servido, pois tentaremos desvendar o mistério por trás da: Maria Sangrenta.


O mito


 Se você se posicionar na frente de um espelho e dizer as palavras "Maria Sangrenta" por três vezes seguidas, aparecerá uma mulher atrás de você e te matará. Esta é a essência da história da Maria Sangrenta, uma lenda muito difundida em território americano, mas conhecida por todo o mundo. Obviamente, a lenda tem diversas variações, que vão desde a origem da Maria Sangrenta até as condições para ela aparecer, ou o que ela faz depois de aparecer. Algumas lendas dizem, por exemplo, que, para invocar a Maria Sangrenta, você deve olhar diretamente para um espelho de banheiro, à noite, e, iluminado apenas pela luz de uma vela, repetir o nome "Maria Sangrenta" treze vezes. Algumas lendas dizem que, ao invés de te matar, ela te fará uma charada, a qual, se você responder corretamente, lhe será concedido um desejo, mas se você responder errado, será aprisionado por ela no mundo atrás do espelho, e será seu eterno escravo. Algumas outras lendas, mais bizarras ainda, dizem que, se você invocar a Maria Sangrenta, ela matará não somente a você, mas a todos aqueles que estiverem na casa ou estabelecimento onde ela foi invocada. Seja como for, a Maria Sangrenta não poderia ser real, certo? Como seria possível que uma criatura aparentemente sobrenatural existisse?

A realidade

 Em primeiro lugar, se a Maria Sangrenta existe de verdade, ela não aparece no mundo dos espelhos, e nem ao menos é necessário que haja um espelho no local para que ela apareça. Em segundo lugar, nem sempre que alguém repete o nome dela três vezes ela aparece. Em terceiro lugar, ela não é espírito algum, mas uma humana de carne e osso, assim como você e eu. Ainda assim, a Maria Sangrenta existe e matará a qualquer um que for pego falando seu nome três vezes, com uma faca.

A ciência

 A Maria Sangrenta é, na verdade, uma pessoa acometida por uma doença que mexeu com seu cérebro. A Maria Sangrenta, durante o dia, tenta levar uma vida normal, mas é à noite que a doença se torna mais poderosa e a leva a assumir seu comportamento doentio. A pessoa que sofre da doença da Maria Sangrenta desenvolve um TOC que a faz sempre carregar uma faca para todos os lados e, se ela ouvir alguém falando "Maria Sangrenta" por três vezes seguidas, matar esta pessoa, e só descansar depois que tiver certeza que a pessoa está morta. O TOC da Maria Sangrenta também faz com que, durante a noite, ao invés de esperar que haja a coincidência, ela vá à caça, rondando pelas casas à procura de alguém que ouse falar seu nome. Até hoje não foram descobertas nem a forma de contaminação e nem a cura para esta doença, e muito menos se a doença é capaz de infectar também os homens.

O esconderijo

 Ora, se é assim, então por que a Maria Sangrenta permanece na categoria "lenda"? Justamente por se terem tão poucas informações a respeito da Maria Sangrenta. Apenas os relatos das pessoas, sempre cheios de superstição, não servem para explicar muita coisa, e a ciência fica sem ter o que pesquisar. De qualquer maneira, sempre que houve uma tentativa de pesquisar sobre a doença, algum estagiário brincalhão ousou proferir o nome da Maria Sangrenta por três vezes seguidas, e acabou descobrindo, um pouco tarde demais, que um dos integrantes da equipe sofria da doença. E você? Vai arriscar falar o nome dela três vezes?

_______________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.