quinta-feira, 9 de junho de 2011

Música Nerd #38: Dream Theater


 Toda quinta tem Música Nerd aqui no Nerdices a Parte. Hoje, para nossa trigésima oitava edição, vamos falar um pouco sobre esta incrível banda de metal progressivo americana: o Dream Theater.

Um pouco de história


 Criada em meados dos anos 1980, a banda iniciou não com este nome, mas como "Majesty", devido a uma canção que os membros fundadores ouviram e acharam deveras "majestosa". No entanto, mais tarde, eles descobriram que já havia uma banda de jazz com este nome e, à sugestão do pai de um dos integrantes, escolheram o nome Dream Theater, que era o nome de uma respeitada sala de espetáculos da Califórnia. Os primeiros integrantes da banda foram o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung, que depois conheceram o baterista Mike Portnoy, todos alunos da Berklee College of Music. Posteriormente, Chris Collins, vocalista, e Kevin Moore, tecladista, se uniriam à banda. Hoje, apenas os dois membros fundadores, os dois Johns, permanecem na banda, tendo os demais sido substituídos por James LaBrie, no vocal, Jordan Rudess, no teclado, e Mike Mangini, na bateria, tendo este último entrado apenas este ano, depois que Mike Portnoy se afastou da banda, no ano passado.


Um pouco de música

 Desde o início da carreira, o Dream Theater é conhecido por suas faixas longas, baseadas na música erudita, comumente divididas em movimentos. Uma das primeiras músicas da banda, "The Killing Hand", parte de seu primeiro álbum, já contava com quase nove minutos de áudio.



 No entanto, a maior canção já gravada pelo Dream Theater viria a ser a intitulada "Six Degrees of Inner Turbulence", que preenche o segundo disco do álbum homônimo, com seus quarenta e dois minutos. A música fala de seis pacientes que sofrem de diversas doenças mentais, e termina pedindo que as pessoas sejam mais tolerantes com as pessoas que, de fato, sofrem destas ou de doenças parecidas.



 Apesar de não ser a mais longa, a música de maior sucesso da banda se chama "Pull me Under", e é considerada o único verdadeiro grande sucesso da banda, a ponto de ter sido criada uma coletânea intitulada "Greatest Hit (...and 21 Other Pretty Cool Songs)", da qual "Pull me Under" é a primeira do primeiro disco.


Algumas curiosidades

  • No início da carreira, a banda, procurando por um estilo mais progressivo, acabou demitindo seu primeiro vocalista, que não conseguiu se adaptar ao gênero. Foi substituído por Charlie Dominici, que também não se adaptou e foi demitido pouco tempo depois. Em seguida, diversos nomes passaram pelo microfone do Dream Theater, até encontrarem Kevin LaBrie, que permanece até hoje na banda.
  • Quando Kevin LaBrie entrou na banda, teve de escolher um novo nome para si mesmo. Isso se deve ao fato de que a banda já contava com John Petrucci, John Myung e Kevin Moore. Para evitar que eles tivessem dois Johns e dois Kevins, LaBrie adotou seu nome do meio, James, passando, assim, a ser conhecido como James LaBrie.
  • A banda chegou a fazer diversas gravações e turnês ao lado de coros e orquestras. A mais conhecida delas, Score, que rendeu o álbum homônimo, realizada com uma orquestra, contém os maiores clássicos da banda, entre eles, a versão completa de "Six Degrees of Inner Turbulence".
  • O nome Dream Theater não foi escolhido por acaso. A banda contou, e ainda conta, com um verdadeiro 'dream team', contando com alguns dos melhores músicos do mundo inteiro.

2 comentários:

  1. Dream Theater é a melhor banda progressiva atualmente. A melhor banda não só do genero, mas tambem de rock.
    Se existe perfeição na musica, esta é Dream Theater!

    ResponderExcluir
  2. Dream é chato! Dá sono demais.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.