quinta-feira, 16 de junho de 2011

Música Nerd #39: Camargo Guarnieri


 A música nos transmite as mais variadas emoções sem precisar de palavras. A música nos faz pensar em coisas que jamais pensaríamos se não fosse por ela. A música é, sem dúvida, uma das coisas mais misteriosas do mundo. Com este pensamento, iniciamos nossa seção Música Nerd de hoje, onde falaremos um pouco sobre o grande: Camargo Guarnieri.

Um pouco de história

 Nascido em 1 de fevereiro de 1907, na cidade do Tietê, no estado de São Paulo, Mozart Camargo Guarnieri era filho de dois musicistas. O pai, Miguel Guarnieri, um imigrante italiano, era barbeiro e flautista. A mãe, Gécia Camargo, vinda de uma tradicional família paulista, era pianista. Assim, o pequeno Mozart aprendeu música em casa. Somente aos dez anos de idade ele viria a ter aulas de piano com um professor contratado, para o qual dedicou sua primeira composição. O pai, vendo que Mozart era um músico promissor, decidiu mudar-se para São Paulo, a fim de conceder-lhe melhores condições de estudo, em 1923. No entanto, até 1925, o jovem Camargo Guarnieri teve de ajudar seu pai na barbearia, por não terem condições financeiras muito favoráveis. Apenas neste ano, estando Mozart já com dezoito anos de idade, foi que seu pai obteve um emprego melhor, o que permitiu que ele se dedicasse mais à música. Nos anos seguintes, ele aprenderia composição, harmonia, contraponto e orquestração.


Um pouco de música

 A obra de Guarnieri é extensíssima. No entanto, uma de suas peças, o Ponteio número 49, é, provavelmente, sua obra mais conhecida.


 Uma outra peça bastante conhecida do repertório de Camargo Guarnieri é esta Tocata. Para quem não sabe, a palavra "tocata" começou a ser utilizada para definir peças musicais sob a necessidade de diferenciar aquelas de maior dificuldade. Assista ao vídeo e entenda.


 No Youtube, é possível encontrar a versão completa do Concerto para piano e orquestra número 2 de Camargo Guarnieri. Ei-lo.


Algumas curiosidades

  • Foi no ano de 1928, em São Paulo, que o jovem Mozart tirou a sorte grande: foi apresentado a Mário de Andrade. Tendo o músico cursado apenas dois anos do ensino fundamental, na época chamado de primário, o contato com o poeta foi de grande importância para sua formação intelectual. Foi, também, graças a Mário que a obra de Camargo Guarnieri teve tão grande divulgação e aceitação.
  • Mozart Camargo Guarnieri foi um dos poucos grandes compositores eruditos a viverem até a década de 90: faleceu apenas em 13 de janeiro de 1993.
  • Com mais de 700 obras em seu repertório, Camargo Guarnieri é o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, perdendo apenas para Villa-Lobos.
  • Pouco antes de sua morte, Camargo Guarnieri recebeu o prêmio Gabriela Mistral. Com qual título ele foi condecorado? Ele era "o maior compositor das Américas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.