quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Música Nerd #46 : Vozes Raras #4 : Yma Sumac



Boa noite leitores. Algumas notificações, retificações e ratificações: 1ª) Como a algumas semanas atrás, por causa de meu esquecimento, esqueci de avisar que esta seção será postada por volta das 18h. 2ª) Esta será a última postagem da série sobre Vozes Raras. 3ª) Há divergências sobre a voz feminina mais grave ,porém escolhi uma das mulheres em discussão com registro de tal nota : Yma Sumac


Primeiramente e mais importante para classificá-la desta forma, seu alcance:

E2-E7 (Há divergências sobre a sua nota mais baixa, se foi um Db1, B1 ou o E2)





História:


Yma Sumac, nome artístico de Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo (Cajamarca, 13 de setembro de 1922 — Los Angeles, 1 de novembro de 2008) foi uma cantora lírica peruana. Chavarri adotou o nome artístico de Imma Sumack (também escrito Ymma Sumack e Ima Sumack) antes de ela sair da América do Sul para ir para os EUA. O nome artístico era baseado no nome de sua mãe, que foi derivado do Ima Shumaq, Quechua para "que bonito! " embora, em entrevistas, ela alegou que significava "linda flor" ou "menina bonita".


A primeira aparição de Yma Sumac no rádio foi em 1942, sendo que neste mesmo ano, se casou com o maestro Moisés Vivanco. Yma gravou no mínimo 23 canções da música popular peruana na Argentina em 1943. Essas gravações foram muito bem recebidas pela Odeon (gravadora que gravou suas primeiras canções) e teve a participação do grupo de Moisés Vivanco, Compañía Peruana de Arte, composto por 46 dançarinos, cantores e músicos de origem indígena. Em 1946, Yma e Vivanco se mudaram para a cidade de Nova Iorque, onde atuaram como o Inca Taky Trio, onde Sumac cantava como soprano, sua prima Cholita Rivero como contralto e também como dançarina e Vivanco no violão.


(Um de seus registros mais famosos de sua carreira)



Curiosidades:
  •  Foi a única que conseguiu executar a tripla coloratura (Em português, significa a execução de diversas notas em uma única sílaba, geralmente rapidamente e com grande agilidade), superando, assim Erna Sack e Mado Robin com seu famoso D7.
  • Em 1954, o compositor clássico Virgil Thomson descreveu sua voz como "muito baixa e quente, muito alta e passarinhosa", notando que a sua gama "está muito perto de quatro oitavas, mas não é de forma desumana ou estranha no som."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.