Quem me conhece sabe que eu
[sarcasmo] quase não
[/sarcasmo] gosto de astronomia. Observar as estrelas, conhecer novos planetas, tudo isso me fascina e ninguém me tira da cabeça que eu vou ter um telescópio em casa. Mudando de assunto, nessa semana que passou, cientistas norte-americanos descobriram um novo planeta que é tão
lindo escuro que chega a intrigar os especialistas. Conheça o TrES-2b!
Orbitando uma estrela chamada GSC 03549-02811
(sim, eu copiei e colei o nome), o planeta quase completamente preto, apesar de estar a apenas 5 milhões de quilômetros de sua estrela (a Terra está a 150 milhões de quilômetros do Sol), reflete menos de 1% da luz recebida. Acredita-se que suas temperaturas estejam em torno dos 1000º C, o que contribui para a formação de uma atmosfera cheia de elementos que absorvem a luz, como sódio, potássio e óxido de titânio.
Ainda assim, a magnitude da escuridão - comparativamente, TrES-2b reflete menos luz do que tinta acrílica preta - intriga os astrônomos. “Não está claro o que é responsável por deixar esse planeta tão extraordinariamente escuro”, reconheceu David Spiegel, da Universidade de Princeton. “Contudo, não é completamente preto. Ele é tão quente que emite um brilho vermelho bem fraco, como uma brasa perto de se apagar ou o rolo de um fogão elétrico”, acrescentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para um blog melhor:
1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.