domingo, 20 de junho de 2010

Alguém duvida? Portal 2!

  Para a surpresa de todos, Gabe Newell, da Valve, subiu ao palco da Sony durante a Electronic Entertainment Expo deste ano. O eterno vilão do PlayStation 3, que, constantemente, surgia condenando o console e a própria Sony, comentou sobre a nova e inesperada parceria. Mas, o destaque foi mesmo para seu novo game: Portal 2, que também será lançado para o Cavaleiro Negro da Sony. E, como se não bastasse, Portal 2 deve ser “a melhor versão do jogo para os consoles”, conforme o próprio Newell diz.


  Portal 2 chega às lojas em 2011, simultaneamente nas plataformas PC, Mac, Xbox 360 e PlayStation 3. A grande diferença em relação à versão do PS3 é a inclusão do Steamworks. Trata-se de um recurso que facilita as atualizações automáticas, o uso de vantagens da comunidade e a obtenção de conteúdos para download.

  “Sendo assim, nós temos o prazer de anunciar Portal 2 para o PlayStation 3 e acreditamos que o suporte ao Steamworks fará dela a melhor versão para console do jogo”, nas palavras do fundador da Valve.




 De qualquer forma, a Valve parece particularmente empenhada em elevar a um patamar ainda mais alto o seu inicialmente singelo Portal. A bem da verdade, tudo o que construiu a diversão ímpar do primeiro título se faz presente também aqui: humor sarcástico, parafernálias tecnológicas improváveis e, é claro, puzzles capazes de derreter o cérebro. A Valve afirma, ainda, que Portal 2 será consideravelmente mais difícil, e também mais longo — uma ótima notícia, já que o primeiro jogo alcançava, na melhor das hipóteses, três horas de jogo.

Humor característico

 Como personagens, retornam a cruel e sistemática inteligência artificial GLaDOS e, aparentemente, também a garota Chell, já que se pode ouvir GLaDOS afirmando: “Oh, é você! Faz muito tempo... acho que nós podemos colocar nossas diferenças de lado. Pela ciência. Seu monstro”.


 Outra adição interessante e bem humorada é a sua nova companhia, Wheatley. Trata-se de uma espécie de globo ocular mecânico afeito a piadas e com um pronunciado sotaque inglês. Logo no início, Wheatley se destaca de seu local fixo dentro da fábrica para ganhar a liberdade ao acompanhá-lo na jornada. Wheatley também vai ajudá-lo a abrir portas e ganhar informações sobre as fábrica. Entretanto, enquanto está baixando dados em um console, ele pede que você olhe para o outro lado, “porque eu não consigo fazer isso com você olhando”. Enfim, é Portal.

Novos aparatos

 Além da clássica arma para abrir portais, Chell ganha agora alguns novos aparatos para facilitar a vida — já que os puzzles prometem ser bem mais complexos. São eles:

  • Tractor beams: raios que carregam você e outros objetos através do ar. Pode inclusive levá-lo de uma entrada de portal a outra.
  • Aerial Faith Plate: plataformas localizadas em partes específicas do cenário que arremessam a protagonista para... algum lugar. Essencialmente, um “salto de fé”.
  • Thermal Discouragement Beam: um laser que pode tanto ser refletido por cubos quanto enviado através de portais para destruir sentinelas.
  • Pneumatic Diversity Vent: basicamente, um aspirador de pó gigantesco que suga desde sentinelas até peças do cenário. Uma arma bastante eficaz se você souber como distribuir portais.
  • Repulsion Gel: uma substância azul que o faz pular mais alto.
  • Propulsion Gel: espécie de tina alaranjada que permite escorregar a longas distâncias, realizando pulos mais longos.
 Diversão cooperativa

 Certamente uma das maiores novidades: Portal 2 trará diversos puzzles para se desbravar cooperativamente, tanto online quando em tela dividida. No caso do coop, sempre será possível dar uma olhada na tela do seu companheiro para saber o que fazer em seguida. 




 Enfim, além de consideravelmente mais cosmopolita (agora também no PS3), Portal 2 parece perfeitamente capaz de manter as suas raízes inconfundíveis — humor nonsense, puzzles desconcertantes e personagens inesquecíveis. Portal 2 deve ser lançado em algum momento de 2011. Aguarde novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.