Kinect: o Projeto Natal finalmente ganha vida!
Em um evento grandioso que antecedeu o início da E3 2010 (Electronic Entertainment Expo – exposição de entretenimento eletrônico), a Microsoft finalmente oficializou seu projeto para a captura de movimentos do jogador.
Kinect, como passou a ser conhecido o Projeto Natal, já conta com uma primeira leva de games exclusivos e oferece recursos e funções novas para a dashboard do console. Imagens, vídeos e muitas informações sobre o Kinect foram divulgadas, confira tudo em primeira mão sobre periférico que vai revolucionar a forma de se jogar videogame!
O Projeto
Desde meados do ano passado, nada despertou tantas atenções na indústria do entretenimento eletrônico quanto o Projeto Natal que a Microsoft anunciara para seu console Xbox 360. O periférico se baseia em uma câmera, microfone e sensores de movimento para mapear a posição de todo o corpo do jogador e dos objetos à sua volta.
O Projeto Natal descarta joysticks convencionais e demais apetrechos (invariavelmente controlados através das mãos). Ele permite que o jogador controle as ações do game através de comandos de voz e movimentos do seu próprio corpo. Além de um imenso passo para a interatividade com o universo virtual, o acessório representa uma verdadeira revolução para os videogames.
Enfim um nome
Nenhum acessório com tamanha expectativa seria lançado com a designação “Projeto” em seu nome. A primeira revelação da Microsoft em respeito ao seu acessório foi o nome definitivo do seu ex-Projeto Natal: agora conhecido como “Kinect”.
Trata-se de uma mistura do termo grego “kínésis” (que significa movimentar ou mover) com “connect” (que em inglês se refere ao ato de conectar). O nome define bem o acessório, pois o jogador finalmente está conectado a uma plataforma com a qual ele comanda as ações através de seus gestos e movimentos.
Apresentação grandiosa
A única decepção de quem conferiu o Kinect em sua primeira demonstração, foi a de não poder experimentá-lo pessoalmente. As apresentações da Microsoft foram marcadas pela trupe performática do Cirque du Soleil e inúmeros vídeos, mas nenhum espaço para o tão esperado “test drive” com o aparelho.
Por outro lado, oito games que exploram a capacidade do Kinect foram demonstrados, assim como novas funcionalidades da dashboard do Xbox 360 e recursos para a LIVE. A maioria dos games tem um caráter familiar e contam com desafios intuitivos e interações multiplayer, mas sem deixar os games de peso de lado.
O entretenimento promovido pelo Kinect promete ir muito além dos jogos. Um novo recurso de chat com áudio e vídeo suporta até quatro consoles simultaneamente por sala e permite o compartilhamento de fotos pela rede. Claro que todos os comandos são executados através de gestos com a mão. O melhor de tudo é que o acessório virá para o Brasil já adaptado para a língua portuguesa. Ou seja: nada de dar seus comandos para os jogos em inglês!
Os primeiros games
A interatividade dos jogos do Nintendo Wii está com os dias contados, ao menos se depender da abordagem da Microsoft. O título “Kinect Sports” traz um apanhado de games esportivos como futebol, corrida com obstáculos, vôlei de praia, boxe, boliche e tênis de mesa. Apesar de não desfrutar de toda a capacidade do console, ou do periférico, o game demonstrou ser perfeito para jogadores casuais de todas as idades.
Your Shape Fitness Evolved
Equilíbrio é uma das virtudes fundamentais do Yoga e do Tai Chi, mas uma simples plataforma não é capaz de orientar novos praticantes. Se você pensava em comprar um Wii Balance para manter a forma e cuidar do corpo, Your Shape Fitness Evolved é uma nova opção. Através da apresentação de um instrutor e de orientações luminosas na tela de jogo, o título verifica a posição correta de todo seu corpo.
Kinectimals
Nem todo mundo pode ter seu animal favorito como bichinho de estimação. Já se você gosta de grandes felinos, leões e tigres, melhor encomendar seu Kinectimals. Belos gráficos fazem do simulador de animais um dos títulos mais “fofinhos” do Xbox 360 já vistos. Através dele você acaricia leõezinhos, alimenta sua chita e brinca com filhotes de jaguar como se estivessem do seu lado.
Kinect Adventures
O modo multiplayer dos games acima divide a tela ou conectam jogadores através da LIVE. Kinect Adventures convida todos da família para participar ao mesmo tempo nesta série de jogos de rafting, carrinho de minas e demais jogos sobre trilhos. O comando do barco (ou outro veículo) é determinado pela ação conjunta dos jogadores.
Kinect: Disney
Em sua curta demonstração, sininho sobrevoava o Castelo da Cinderela e outros cenários do universo Disney.
Joy Ride
Anunciado originalmente como “jogo gratuito” na edição anterior da E3 e logo depois desmentido, Joy Ride reaparece com suporte para o novo periférico. Coloque seu avatar dentro de um charmoso conversível e chame seus amigos para uma corrida cheia de obstáculos. No lugar do volante, câmbio e pedais, o jogador utiliza suas próprias mãos e pés gesticulando em pleno ar.
Dance Central
Essa também foi a deixa da Harmonix mostrar suas novas ambições com jogos musicais. Game de dança ao melhor estilo “Dance Hero”, o jogador reproduz uma série de movimentos realizados pelo dançarino, comprometendo o andamento da música sempre que errar o passo. Afinal, nem todo mundo sonha em seu tornar um astro da guitarra! Um representante da Harmonix,
Kinect: Star Wars
Mas nem só de jogos para família são feitos os anúncios para o novo controlador. Kinect: Star Wars foi a sensação do evento para os jogadores hardcore que esperam ver muita ação com o Kinect. Depois de enfrentar uma legião de soldados, o personagem da demonstração duelava com o próprio Darth Vader.
Os movimentos com o sabre de luz (inclusive rebate de disparos) eram realizados com as mãos juntas. Já para usar a força, bastava ao jogador estender sua mão na direção do inimigo. Os gráficos do game são belos e lembram a série animada Star Wars: Guerras Clonicas.
Especificações
Assim como pôde ser percebido em vídeos da demonstração do mecanismo, a Microsoft confirmou que o Kinect possui certo tempo de resposta (lag). Algo em torno de 150 milissegundos, mas nada que comprometa a experiência dos games. Resta saber como os jogos que utilizam o dispositivo irão se comportar na LIVE.
Mesmo depois de tantos anúncios, nada foi dito a respeito da data de lançamento e do preço oficial do Kinect. O vago anúncio para novembro de 2010 continua valendo. Já o preço é estimado para algo em torno de U$ 150 e U$ 180, mas também sem qualquer confirmação até o momento.
Antes de pegar a calculadora e converter o valor em reais, vale lembrar que o próprio Xbox 360 parte de 199 dólares nos Estados Unidos. Prepare-se para algo mais elevado para o Brasil. Segundo a EDGE (revista internacional de games), os títulos para o Kinect devem custar um pouco menos que os jogos tradicionais do console.
Boatos apontam para diferentes modelos (e preços) do acessório, mas nada foi esclarecido a suas especificações. O que foi confirmado é o lançamento do novo Xbox 360 Slim. É possível que as diferentes versões do Kinect se refiram à compatibilidade com o novo console. Muito mais vem por ai
E o novo Xbox?
O novo modelo Slim do Xbox 360 poderá chegar às suas mãos com um preço reduzido. Na próxima semana, a empresa de Redmond deve anunciar um corte nos preços dos pacotes do Xbox vendidos atualmente no Brasil. Nos EUA, por conta da chegada do novo modelo, mais fino, com mais espaço de armazenamento, rede wi-fi integrada e um conector específico para alimentar o acessório Kinect, a Microsoft reduziu em US$50 o preço dos pacotes do modelo antigo. O modelo novo, com 250 GB, será vendido pelo preço do antigo Elite, com 120 GB, a US$300. O Elite passa a custar US$250, e o "basicão" Arcade, com memória interna de 256 MB, cai de US$200 para US$150. No Brasil, o modelo Elite é vendido por R$2,2 mil, enquanto o Arcade sai por R$1,5 mil. O novo modelo de US$300 também deve chegar até o final do ano ao Brasil.
A novidade mesmo ficou por conta do anúncio do lançamento no Brasil também do sistema Xbox Live, que permite que o usuário conecte seu videogame à internet para jogar em grupo e pagar para baixar jogos completos, além de versões de demonstração. A empresa anunciou que estuda criar um sistema que permita a migração para o sistema brasileiro dos jogadores que já usam a Live com contas cadastradas no exterior.
A Xbox Live desembarcará no Brasil com algumas diferenças em relação à rede disponível para os jogadores americanos. Nem todos os serviços estarão disponíveis, como o de aluguel e compra de filmes via download. O pacote de jogos disponíveis para compra via download não será completo, e o preço dos games deve ser diferente. Nos EUA, os jogos são vendidos por meio de pontos batizados de Microsoft Points. Pacotes de 4 mil pontos, por exemplo, custam US$ 50. Há jogos simples vendidos por 400 pontos, ou US$ 5. No Brasil, o usuário gastará o mesmo número de pontos para adquirir os jogos, mas os pontos deverão ser vendidos por um valor diferente que o pago nos EUA
O Kinect chegou de vez, mas, para aumentar sua expectativa, não foi completamente anunciado logo no primeiro dia de feira. Esperamos anúncio de diversos games compatíveis com o acessório, a confirmação da sua data oficial de lançamento e, é claro, seu preço.
Fontes: Baixaki Jogos e G1
Fiquei muito atenta a tudo que li . Parabéns pelo artigo.Espero que os preços não sejam de arrasar e só os ricos possam usufruir desses jogos. BJS.
ResponderExcluir