quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mitos Reais #13: Jason Voorhees



 Não, você não acordou no dia errado: hoje é quarta-feira 1, e não sexta-feira 13. No entanto, os mais atentos devem ter percebido que esta é a 13ª edição de nossos Mitos Reais. Claro que, como bom nerd que sou, não poderia deixar a ocasião passar em branco e, por isso, o mito escolhido para ser confrontado com a ciência hoje é nada menos que o mito de: Jason Voorhees.


O mito


 Conta-se que Jason nasceu numa sexta-feira, no dia 13 de junho de 1946, filho de Pamela e Elias Voorhees, apresentando fortes deformidades físicas e mentais. No entanto, ele morreu, ainda menino, afogado em um lago, por pura negligência dos monitores. Como vingança, sua mãe, na noite de 13 de junho de 1958, também uma sexta-feira, matou os dois monitores que deveriam estar vigiando Jason quando de sua morte, junto com mais sete monitores, e só parou quando foi decapitada por uma das monitoras. De acordo com a lenda, quando viu sua mãe ser assassinada, Jason voltou do além com um único propósito: matar todos aqueles que encontrasse pela frente. Além disso, as lendas atribuem três características singulares a Jason: ele possui força e resistência físicas sobrehumanas; ele não pode ser morto; e ele pode  manusear qualquer tipo de arma branca com maestria.

A realidade

 Se Jason existe na vida real, duas coisas devem ser tidas como fatos: ele provavelmente não se chama Jason e ele não está morto. Na verdade, o Jason da vida real está, sempre esteve e sempre estará vivinho da silva, e pronto para matar quem aparecer pela sua frente, exatamente como na lenda. O Jason da vida real só difere do Jason apresentado nos filmes nestas características. Nas outras, ele é exatamente tão matador, tão cruel, tão frio e tão assustadoramente imortal como o Jason das lendas. Como isso poderia ser possível?

A ciência

 O Jason da vida real não é humano. Ele possui a aparência de um humano. Ele possui as habilidades de um humano. Mas dizer que ele é humano é jogar por terra toda e qualquer afirmação que a ciência possa fazer sobre a humanidade. Em primeiro lugar, o corpo de Jason é absurdamente forte e resistente, fatores que auxiliaram na sua sobrevivência ao longo dos anos. Em segundo lugar, o Jason da vida real pode regenerar qualquer parte do seu corpo, por maior que tenha sido o dano, exatamente como uma estrela do mar. Diferente das estrelas do mar, no entanto, um braço que tenha sido arrancado não dará origem a um novo Jason. Em terceiro lugar, o cérebro de Jason é o cérebro de um homem das cavernas assassino, o que significa que ele aprendeu a utilizar qualquer arma branca para seus propósitos, que, diferente dos homens das cavernas, não é caçar para se alimentar, mas sim matar. Em quarto lugar, Jason não precisa comer: seu corpo absorve energia, principalmente, do sangue de suas vítimas, que é drenado através dos poros e utilizado como combustível vital. Em quinto lugar, apesar de todas as suas habilidades, o organismo de Jason não precisa de muita energia para continuar funcionando: se Jason não absorve nenhum sangue em algum tempo, seu organismo passa a um estado de espera, enquanto ele procura por sua próxima vítima. Em quinto lugar, Jason não envelhece: o mesmo sistema de regeneração que permite que ele não morra permite que ele continue vivo e com as mesmas características eternamente. Até hoje, ninguém sabe quando Jason nasceu, e nem se um dia ele chegará a morrer.

O esconderijo

 Como explicar que uma criatura tão mortal tenha passado despercebida pelos olhos dos seres humanos? A resposta para isso é muito simples: assim como nos filmes, todos ou quase todos os seres humanos que chegaram a vê-lo algum dia morreram, brutalmente assassinados. Como estudar uma criatura que mata todos aqueles que se atrevem a chegar perto dela? Como explicar, sem provas, que o irmão do primo de um amigo seu jura de pés juntos que viu Jason chacinar uma família inteira? Mistérios como estes devem permanecer assim mesmo: como mistérios. E, enquanto isso, Jason continua rondando por aí, procurando por novas vítimas. Não olhe agora, mas ele está atrás de você.

_______________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

4 comentários:

  1. No caso ele seria um humano com alguns "defeitos" genético...
    Plausível mas pouco provável.

    ResponderExcluir
  2. E uma coisa que EU considero um erro...
    Se todos que o viram morreram como surgiram as lendas?
    fik dik ;D

    ResponderExcluir
  3. @Anônimo
    Se todos que o viram morreram como surgiram as lendas?

    Putz, cara. Bem pensado. No caso, teriam que ser os familiares das pessoas que começaram a inventar as coisas e talz. Se alguém tiver uma boa explicação, que se manifeste. xD

    ResponderExcluir
  4. só tem uma coisa,nas parte 1 2,3 e 4 jason é um ser humano comum e normal.a partir da parte 6 que ele voltou do além,e passa a ser um morto vivo.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.