quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mitos Reais #16: Pé de Garrafa




 Quando a Seção Mitos Reais começou, a ideia era tentar mostrar que sim, é possível que todos os mitos sejam reais. Hoje, a proposta está um pouco diferente, mas ainda continua igual: tentamos explicar como seria possível que os mitos existissem. A ligeira mudança no tema nos deu uma vasta game de possibilidades, além de não se afastar da proposta inicial de todo. Hoje, o mito escolhido para ser desvendado é um mito típico do Piauí, chamado: Pé de Garrafa.


O Mito


 De acordo com as lendas, o Pé de Garrafa é uma criatura habitante das matas, muito peluda, e que possui um único pé, que termina em um casco redondo e deixa no chão umas pegadas redondas, como se alguém tivesse enfiado uma garrafa no solo. A criatura é conhecida por gritar por aí, fazendo as pessoas pensarem se tratar de um parente ou amigo que está perdido na floresta. Quando a pessoa se dá conta, já está ela mesma perdida na floresta, tendo ido procurar pelo conhecido. Em algumas lendas, o conto acaba aí: a pessoa fica lá, perdida, até ser achada, algumas vezes já morta ou enlouquecida. Em algumas lendas, no entanto, o bicho aparece e a devora. Todos sabemos por que não existem animais unípedes na vida real: todos os animais possuem pelo menos dois pés para manter a estabilidade, já que seria quase impossível se locomover com apenas uma perna.

A realidade

 O Pé de Garrafa possui não um, mais dos pés terminados em cascos redondos. O Pé de Garrafa da vida real é uma criatura humanoide, porém selvagem. Ele, de fato, vive na mata, gritando e confundindo os viajantes e caçadores. Quando captura uma presa, a devora sem piedade.

A ciência

 Os Pés de Garrafa podem ser uma raça de hominídeos pré-históricos que sobreviveram à extinção e desenvolveram algumas habilidades especiais para se adaptar à vida nas florestas, como os pés duros e redondos, como uma mistura entre patas de cavalo e de elefante, e o grito enlouquecedor, essencial para sua sobrevivência, já que sua principal fonte de alimento é a espécie humana moderna. No entanto, nada impede que eles sejam uma raça de símios que evoluiu de um jeito um pouco diferente do normal.

O esconderijo

 Se é possível que o Pé de Garrafa exita, como explicar o fato de ele jamais ter sido catalogado como uma criatura real? O simples fato de que, todas as vezes em que uma pesquisa científica foi feita para encontra-lo, ele acabou enlouquecendo toda a equipe. Resultado: banquete para uma família de Pés de Garrafa. Cuidado com os gritos que você ouve na floresta. Pode ser apenas uma pessoa perdida e à beira da morte, ou pode ser o Pé de Garrafa.

_______________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

Um comentário:

  1. adorei o post, mt interessado e bem escrito!
    não conhecia essa lenda...

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.