segunda-feira, 14 de junho de 2010

Uma pequena prévia sobre Rock Band 3

 Por esses dias eu estive falando sobre o novo jogo da Harmonix Studios, o Rock Band 3, que trará aos jogadores um acessório em forma de teclado (aqui). Quem gostou da novidade tem ainda mais motivos para comemorar! Como eu já disse, o teclado contará com duas oitavas completas, isso é, quinze teclas brancas mais dez teclas pretas. É de se esperar que um leigo não possa se adaptar facilmente a um acessório complexo como esse. Para isso, existe o modo fácil. Mas, além desse, também será adicionado ao jogo um modo de aprendizado, feito especialmente para aqueles que desejam aprender e praticar com seu novo instrumento.



 Por conta de suas 25 teclas, o teclado acaba sendo o instrumento mais complexo na tela, tendo notas representadas por cores e posições, e sendo o único instrumento cujo mostrador se desloca de um lado para o outro para abranger todo o teclado. Enquanto os níveis mais fáceis requerem poucas teclas e baixo deslocamento das mãos, os níveis mais difíceis farão o jogador solar com a mão direita enquanto toca acordes completos com a mão esquerda. E a brincadeira não pára por aí: quando não estiver sendo utilizado no game, o teclado pode ser conectado a um computador para habilitar a função de instrumento MIDI do periférico.


 E quem acha que a única mudança fica por conta do teclado acaba de se enganar. Todos os instrumentos passarão por algum tipo de modificação. As guitarras, por exemplo, terão dois tipos de controladores novos: um que trará vários botões por traste, permitindo ao jogador criar acordes livremente. O segundo simplesmente não tem botões, mas seis cordas, que terão um sistema de reconhecimento de qual nota está sendo tocada.


 Já a bateria contará com três pratos a mais, identificados por cores, permitindo uma experiência muito mais parecida com a de uma bateria real e incentivando o desenvolvimento da coordenação e do ritmo. E, acreditem, estas são caracterísitcas importantíssimas para um músico de verdade.




 Mas não é necessário ter medo de todas estas mudanças. A intenção da desenvolvedora é sim aproximar jogo da realidade, mas ela trará uma série de ferramentas que o auxiliarão no aprendizado de tudo. O principal é o modo Rock Band Pro. Pense nele como a sua escola particular. Nele estão contidas diversas lições que o incentivarão a ir do básico ao avançado em questão de dias, através do uso de notação musical especial (que substitui as reais por um código de cores). Isso é válido para todos os instrumentos. Para a guitarra, serão exibidas na tela até mesmo as casas e as posições das batidas, em conjunto com as músicas. Depois de percorrer pelas tarefas e ensinamentos, você poderá cair direto na brincadeira com a campanha, também revista. Ela tem por objetivo mostrar ao jogador o seu progresso, fazer com que ele lute para melhorar, recebendo em troca uma série de vantagens. É uma situação oposta à vista até então, na qual somente era necessário gastar tempo. Na hora de jogar, outra novidade interessante é que outros membros da banda poderão entrar e sair livremente a qualquer instante, não sendo necessário fechar a configuração antes de começar cada música.


 Além disso tudo, se preparem para a enxurrada de músicas que Rock Band 3 terá à disposição. O game virá de fábrica com 80 canções inéditas para o jogo, incluindo alguns clássicos como "Break on Through”, da banda Doors, e “Bohemian Rhapsody”, do Queen. Some a isso todas as músicas dos jogos anteriores, incluindo os spin-offs, como Green Day e Beatles, e as músicas compradas separadamente, e você terá à disposição cerca de 2000 músicas, sendo que a maioria será revista para oferecer suporte aos teclados. É claro que a navegação por tantas opções seria difícil com o atual sistema, logo a Harmonix incluirá filtros mais modernos, permitindo a seleção por títulos, estilos, jogos, duração, época e muito mais. Fãs da música devem ficar ligados na E3 2010, já que demonstrações ao vivo serão realizadas.

3 comentários:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.