quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Música Nerd #17: Koji Kondo


 Estamos na primeira quinta-feira do ano. E, como vocês já sabem, quinta-feira é dia de Música Nerd. Para comemorar bem a virada do ano, decidi que era tempo de uma virada no jogo e, por isso, um novo tema para o Música Nerd. E qual tema melhor do que música de videogames? Sendo assim, comemorando o ano novo, este mês, o Música Nerd trará, a cada semana, um novo compositor de músicas de videogame. Para começar bem, o escolhido para hoje é ninguém menos que o mestre Koji Kondo.

Um pouco de história

 Kõndo Kõji, nascido em 13 de agosto de 1960, em Nagoya, no Japão, iniciou sua vida musical com apenas cinco anos de idade, quando começou a ter aulas de órgão. Mais tarde, aperfeiçoou sua técnica quando entrou para uma banda de jazz e rock. Kondo estudou, também, na Universidade de Artes de Osaka, mas nunca foi um aluno empenhado. Ele apenas era particularmente bom com o duo teclado e computador, onde fazia vários arranjos e composições.


Um pouco de música

 Em 1983, uma empresa de videogames lançou um pedido à Universidade de Kondo para que fosse divulgada uma mensagem de recrutamento dizendo que estava procurando por compositores e programadores de som. Sendo ele os dois, resolveu se candidatar. Pouco depois foi contratado pela empresa em questão, a Nintendo, e acabou se tornando o compositor de uma das músicas mais conhecidas do mundo dos videogames, senão a mais conhecida: o tema de Super Mario Bros.



 E se você pensa que Kondo foi contratado apenas como compositor para o game Super Mario Bros, está muito enganado. Até hoje ele é um dos compositores oficiais da Nintendo. Um outro tema que entrou para a história graças à genialidade de Kondo é o tema de The Legend of Zelda.



 Para terminar, não poderia faltar o balão copiador de poderes mascote da Nintendo. Isso mesmo: Koji Kondo também é o responsável pelas músicas de Kirby. Como a música "Fountain of Dreams", também conhecida como o tema de Dreamland, acabou ficando mais conhecida do que qualquer outra música do game, é essa mesmo que você vai ouvir agora.



Algumas curiosidades


  •  Koji foi a primeira pessoa contratada pela Nintendo para o cargo de compositor. No início, a intenção era que ele se mantivesse como único e integral criador das músicas dos jogos da empresa. É claro que, depois de um tempo, este serviço acabou ficando puxado demais para uma única pessoa.

  •  Kondo diz que suas maiores influências musicais vêm das bandas Deep Purple, Emerson e Lake & Palmer, e dos gêneros eruditos e latinos.

  •  Nos games "Ocarina of Time" e "Majora's Mask", da série The Legend of Zelda, Kondo teve um árduo trabalho compondo músicas com a limitação de utilizar apenas cinco notas: Ré, Fá, Lá, Si e o Ré agudo, pois o jogador deveria toca-las utilizando o joystick, com o botão A e os botões C, incluindo alterações de sustenido e bemol, representadas pelos botões R e Z.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.