quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Música Nerd #19: Mike Morasky


 Hoje é dia de Música Nerd Especial de Ano Novo! Isso mesmo: se você anda meio perdido, saiba que, desde a primeira quinta-feira de janeiro estamos tendo uma virada não só no ano, mas também no jogo. Por isso, nada melhor do que trazer o melhor da música de videogame até vocês, leitores. Sendo assim, o escolhido para o Música Nerd é o gênio não tão conhecido no Brasil: Mike Morasky.

Um pouco de história

 Mike Morasky é um músico e compositor americano que, desde o ano de 2003 trabalha com música de videogame. Mike foi membro fundador da falecida banda de hardcore punk / noise rock Steel Pole Bath Tub, nascida em 1986 e terminada em 2002, onde tocava guitarra e era vocalista. Além disso, já tocou guitarra em bares, quando adolescente, em Montana, ganhou prêmios em música experimental, em Tóquio, foi programador de hardware de áudio, em Silicon Valley, trabalhou com animação 3D e direção, na televisão, trabalhou fazendo mixagens e montages de músicas, na França e no Japão, foi artista visual, no cinema, instrutor de animação e inteligência artificial, em uma escola de artes, e, hoje, ele aplica uma combinação de tudo isso nos games, de acordo com o site oficial da própria empresa que o contratou.



Um pouco de música

 Curioso para saber qual foi a tal empresa que o contratou? Sua curiosidade acabou: Mike Morasky é contratado da Valve, onde trabalha desde o início de sua carreira com música de videogame até hoje. Um dos grandes games onde Morasky foi compositor é Left 4 Dead, o game de zumbis com temática pós-apocalíptica, cuja tema, extremamente sombrio, mas que deixa um quê de superação, você confere agora.



 Tendo obtido tanto sucesso no primeiro Left 4 Dead, parece quase óbvio que Morasky tenha sido escolhido como compositor da sequência, Left 4 Dead 2. Uma das melhores músicas dos dois jogos é o tema do Tank, que, no final da campanha Dark Carnival, no segundo jogo,  é tocada pela banda fictícia Midnight Riders em duas versões. Uma delas, entitulada "Midnight Tank", é esta.



 No entanto, não foi só  em Left 4 Dead que Mike trabalhou com a Valve, mas também na sequência de um dos melhores mods de Quake, transportado para a Source Engine de Half Life 2: Team Fortress 2, cujo tema você confere abaixo.



Algumas curiosidades

  •  Grande parte das músicas de Left 4 Dead e Left 4 Dead 2 são arranjos do tema principal do jogo. O próprio tema do Tank se utiliza da mesma base melódica. Apesar disso, o clima gerado no jogo não é nem um pouco monótono (exatamente como os temas de Super Mario World, acaba gerando uma espécie de familiaridade).

  •  A banda fictícia Midnight Riders é, na verdade, composta apenas por três homens: Greg Dale, nos vocais, Jason Roeder, na bateria, e Mike Morasky, na guitarra, no baixo e no teclado.

  •  Mike ostenta uma larga bagagem cinematográfica em seu currículo de diretor técnico e artista visual. Alguns destes filmes são a trilogia Matrix, a trilogia O Senhor dos Anéis, e Piratas do Caribe: O Baú da Morte.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.