quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Música Nerd #20: Mark Mothersbaugh


 Finalizando nossa série Música Nerd Especial de Ano Novo, temos aqui mais um nome que pode não ser muito conhecido dos gamers, mas que, com certeza, está por trás de muito do que conhecemos. Sem mais delongas, vamos abrir as portas para o músico de hoje: Mark Mothersbaugh.

Um pouco de história


 Mark Allen Mothersbaugh, músico, compositor, cantor, e pintor, nasceu em 18 de maio de 1950. Foi quase que literalmente cego até os sete anos de idade, quando seu optometrista lhe indicou seu primeiro par de óculos. Foi então que passou a enxergar o mundo ao seu redor e, graças a isso, começou a pintar.  Já crescido, passou a estudar numa faculdade de artes, onde conheceu Jerry Casale e Bob Lewis, com quem formou a banda Devo.


Um pouco de música

 Diferente da maioria dos compositores de músicas de videogame, Mark não foi contratado de uma única empresa. De fato, ele escreveu músicas não só para diversos videogames, mas também para filmes, séries de tv e desenhos animados. Um de seus trabalhos mais notáveis, no entanto, foi na composição dos temas de The Sims, como o tema de The Sims 2, abaixo, que recebeu um novo arranjo no The Sims 3.


 Como já foi dito, além de ter trabalhado em The Sims, Mark compôs para outros videogames, como o clássico do Play Station, Crash Bandicoot. 


 Além destes, um outro trabalho notável de Mark Mothersbaugh como compositor de músicas de videogames é no jogo, também da Sony, Jak & Daxter.


Algumas curiosidades


  • Como já foi dito anteriormente, Mark trabalhou também em filmes, séries e desenhos animados, incluindo Os Anjinhos, O Mundo de Beakman e O Gato Félix.


  • Muitos dos arranjos dos temas de The Sims 2 são, não só compostos, mas também executados pelo próprio Mothersbaugh e seu grupo Mutato Muzika, composto por outros membros fundadores da citada banda Devo.


  • Mark já recebeu alguns prêmios, entre os quais se destacam o prêmio Richard Kirk, concedido anualmente ao compositor que mais se destacou em sua obra para televisão, e o doutorado honorário em letras humanas, da Universidade de Kent State.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.