segunda-feira, 14 de março de 2011

Feliz Dia do Pi!

 Pra quem não sabe, hoje, dia 3 de março, é comemorado o dia do Pi! Isso mesmo: o dia do π!


 Isso devido ao fato de que o pi é comumente aproximado por "3,14", ou seja, 14 de março, se seguirmos a ordem estadunidense "3/14". Além disso, às 1:59 da tarde de hoje foi comemorado o minuto do pi, já que π também é aproximado por "3,14159". Não sendo ainda o bastante, às 1:59:26 foi comemorado o segundo do pi, já que o π também é aproximado por "3,1415926" (se bem que tem gente que diz que o segundo do pi foi no dia 3 de março de 1592, às 6:53:58, porque π também é aproximado por "3,14159265358").


 Como o pi representa a proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro e o diâmetro de uma circunferência, a ordem é comer coisas redondas neste dia. Além disso, a palavra "pi" é semelhante à palavra "pie", "torta" em inglês.


 Além da torta, tem gente que resolve fazer suas "homenagens" ao pi de uma maneira diferente. Eu, por exemplo, voltei às atividades acadêmicas hoje. Este cara, por exemplo, fez uma música utilizando os 31 primeiros dígitos do pi, transformando, para isso, cada número em uma nota (1 = do, 2 = re, 3 = mi, assim por diante). O resultado foi bem interessante. Veja:



 E você? Como comemorou ou pretende comemorar o dia do pi? Não deixe de comentar, contribuindo, assim, para um post ainda melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.