quinta-feira, 31 de março de 2011

Música Nerd #29: Eminence Symphony Orchestra


 Terminando nosso mês de aniversário, fechando com chave de ouro, temos nossa última edição do Música Nerd especial música nerd. O conjunto escolhido para esta ocasião não poderia ser menos especial e nem menos nerd. Sendo assim, sem mais delongas, trazemos até vocês a: Eminence Symphony Orchestra.

Um pouco de história

 Fundada em 2003 em Sydney, na Austrália, por um grupo de amigos liderados pelo violinista virtuoso Yura Hiroaki, a Eminence Symphony Orchestra é uma orquestra sinfônica independente que tem seu repertório baseado em um tipo diferente de música. A maioria das orquestras tradicionais baseiam-se quase exclusivamente em música erudita, às vezes um pouco de música moderna ou contemporânea, mas a Eminence Symphony Orchestra não faz nada disso. Seu objetivo, segundo eles mesmos, é "injetar algo ousado, dinâmico e fresco na música clássica", é "quebrar as barreiras entre o público e os músicos, e reavivar a orquestra na sociedade de hoje, particularmente entre os jovens". Para isso, eles não poderiam ter um repertório baseado exclusivamente em música erudita.


Um pouco de música

 É exatamente por isso que a Eminence Symphony Orchestra tem seu repertório baseado, basicamente, em três diferentes tipos de música. O primeiro deles é a música de videogame, como a música "One Winged Angel", uma das favoritas dos fãs de Final Fantasy VII.



 O segundo tipo de música é tão nerd quanto o primeiro: música de animes, como a música "Thanatos", do anime Neon Genesis Evangelion.



 Por fim, temos, como terceiro tipo de música no qual eles são especializados, música de filmes. Nada melhor do que "Duel of the Fates", de Star Wars, para terminar nosso post.





Algumas curiosidades

  • Mesmo que a marca "Eminence" esteja associada com a orquestra, seus músicos também fazem alguns concertos em grupos menores, incluindo grupos de câmara. Nesses casos, eles utilizam o nome "Eminence Artists", ao invés do nome da orquestra.
  • Ao invés de só tocar temas já conhecidos, a orquestra também foi contratada para desenvolver músicas para novos jogos e filmes.
  • Conforme a notabilidade da orquestra foi crescendo e eles foram chamados para tocar em outros países, foi se tornando cada vez mais necessária a aquisição dos escritórios que hoje eles possuem nos Estados Unidos e no Japão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.