quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Música Nerd #2: Wolfgang Amadeus Mozart


 Semana passada começamos uma nova seção semanal aqui no blog, entitulada Música Nerd. Antes de começar a série, eu tinha alguns planos para o segundo post da série, mas o primeiro post, sobre Beethoven, fez tanto sucesso que resolvi continuar por mais algum tempo no ramo erudito. Portanto, o post de hoje não fala sobre ninguém menos que Wolfgang Amadeus Mozart: o prodígio, o músico, o nerd.  

Um pouco de história

 Nascido em Salzburgo, Áustria, em 27 de janeiro de 1756, tendo sido batizado no dia seguinte, e falecido em 5 de dezembro de 1791, em Viena, Mozart demonstrou uma habilidade musical prodigiosa desde a infância, tendo sido um pianista e violinista notável e tendo começado a compor aos cinco anos de idade e tendo sido contratado como músico da corte de Salzburgo já em adolescência. Até hoje sua morte prematura continua um mistério.


Um pouco de música

Mozart foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil. De todas as suas sinfonias, a mais conhecida talvez seja a de número 40.



 Uma outra obra bastante conhecida é a famosa Marcha Turca, terceiro movimento da Sonata para Piano nº11.



 Por fim, uma peça que tem conquistado sua fama nos dias atuais é a Sonata para dois pianos em Ré Maior. Esta obra é uma que gera o famoso "Efeito Mozart". É dito que ouvir esta música por aproximadamente dez minutos resulta em um aumento momentâneo no QI (também conhecido como Int. Boost).

 
Algumas curiosidades




  • Wolfgang Amadeus Mozart não recebeu este nome ao ser batizado no dia seguinte a seu nascimento. Seu nome de batismo era Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Acontece que Joannes Chrysostomus é o santo do dia em que nasceu (São João Crisóstomo) e, portanto, foi incluido no nome por causa da tradição católica. Wolfgangus foi germanizado para Wolfgang, que acabou sendo mais popular que o nome original, bem como Theophilus, "aquele que ama a Deus", que foi latinizado como Amadeus e, às vezes, germanizado para Gottlieb.




  •  No momento de sua morte, Mozart era casado com uma mulher chamada Constanze e possuía dois filhos.




  •  As obras de Mozart são identificadas pela letra K., seguida de um número que designa a ordem cronológica das composições. O K. vem do nome de Ludwig von Kochel, que organizou um catálogo das obras de Mozart, publicado em 1862, sob o título de Chronologist-thematisches Verzeichnis samticher Tonwerke W. A. Mozart (Registro cronológico-temático de todas as obras musicais de W. A. Mozart). Em alemão, a sigla é KV. Uma revisão definitiva deste catálogo foi elaborada por Alfred Einstein, em 1937.




  •  Durante a turnê pela Europa, o barão alemão Friedrich Melchior Grimm, residente em Paris e publisher do Correspondance littéraire, manuscrito que circulava para a elite européia por meio de assinaturas, escreveu: "Mozart, que completará sete anos em fevereiro próximo, é um extraordinário fenômeno. É difícil de acreditar o que vemos com nossos olhos e escutamos com nossos ouvidos". Também impressionados com a performance de Mozart, o Rei George III e a Rainha Charlotte convidaram duas vezes o pequeno gênio para tocar no Palácio Buckingham, em Londres. 
  • 3 comentários:

    1. Gostei do post! Ele já foi publicado! Sabia que o prêmio aumentou? Agora são R$ 1.000,00!
      Obrigado por colocar o banner e a troca de links
      Abraço.
      Antoani/Equipe Link Premiado

      ResponderExcluir
    2. Amei o artigo . Muitos gênios nasceram em 27 de janeiro, inclusive EU. Fui...

      ResponderExcluir
    3. essa Vera é humilde...rs
      comecei a gostar de Mozart desde de criança quando fiz um trabalho de escola sobre ele. Muito boa essa matéria !

      visitem meu blog de tirinhas:
      http://porrafonseca.wordpress.com

      ResponderExcluir

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.