sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto Jogo Justo

 Você sabe o que é o Projeto Jogo Justo? Você sabia que os impostos cobrados sobre jogos e videogames no Brasil são considerados absurdos? Você sabia que nos EUA os impostos cobrados sobre os mesmos produtos são quase oito vezes menores? Você sabia que o México passava por uma situação parecida com a do Brasil até que alguém tomou uma iniciativa e os impostos foram reduzidos, aumentando em oito vezes o mercado de jogos?

Jogo Justo

 O Projeto Jogo Justo, idealizado por Moacyr Alves Júnior, busca diminuir a carga tributária nos jogos importados vendidos aqui no Brasil. A intenção é mostrar por meio de um relatório baseado em informações comerciais de desenvolvedores e lojistas que o mercado de games nacional tem um enorme potencial. Como comparação, será utilizado o que ocorreu no México, quando o mercado de jogos cresceu 8 vezes após a diminuição da carga tributária. O Projeto Jogo Justo visa diminuir o preço dos games, dos aparelhos de videogame e de seus periféricos, fazendo assim com que o consumidor final tenha cada vez mais contato com os games, forma de cultura cada vez mais disseminada do mundo. Como consequência disto, o mercado nacional irá se desenvolver, além da possibilidade de mais produtoras se instalarem no Brasil, gerando, de uma forma gradativa, mais empregos no setor.

 O Projeto Jogo Justo foi criado dentro de uma comunidade e independe de ordem política, empresarial e da geração de lucros. Começou a ganhar forma no segundo semestre de 2010 e no mês de novembro encontrará seu primeiro desafio, quando mostrará todo o seu potencial para a Receita Federal. Durante uma conversa em Brasília, serão apresentados os benefícios de se diminuir a carga tributária dos jogos vendidos no Brasil, onde os games passariam de R$ 250,00 para R$ 99,00. Caso seja aprovado pela Receita Federal, o plano poderá entrar em vigor já no início de 2011.

 Gostou? Então saiba mais no site oficial do projeto ou siga o @jogojusto no Twitter!

Um comentário:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.