quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Cientistas criam sistema que traduz sinais do cérebro em palavras

 Sistema conta com uma grade de eletrodos que é capaz de codificar palavras através de pensamentos e pode ser usado em pacientes com paralisia cerebral. 

Por Ana Cristina Martins Nemes em 13/9/2010
Fonte: Baixaki

 Pode parecer ficção científica, mas não é! Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, foram capazes de, pela primeira vez, “ler” palavras através do pensamento de um paciente usando pequenos eletrodos. O grupo está confiante de que será possível usar a tecnologia para facilitar a comunicação com pessoas que sofreram paralisia cerebral.

 Os cientistas introduziram uma grade com 16 pequenos eletrodos diretamente no centro neural que é responsável pela fala, no cérebro do paciente. Para esta experiência foram usadas palavras cotidianas do universo de pessoas que sofreram lesões como a paralisia cerebral, tais como sim, não, quente, frio, fome, sede, olá, adeus, mais e menos. Foi pedido que o paciente lesse as palavras enquanto os eletrodos captavam os sinais enviados pelo cérebro.

Fonte: Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Utah

 Quando ele repetiu as palavras para um computador, os resultados estavam corretos em 76% a 90% do tempo, percentual considerado muito animador pelos realizadores do experimento. Eles esperam poder aumentar este número repetindo a experiência com uma grade de 121 pequenos eletrodos.

Fonte: Spencer Kellis, Universidade de Utah

 A leitura das palavras através dos eletrodos é possível pois os cientistas acreditam que os mesmos sinais enviados pelo cérebro quando uma palavra é dita em voz alta são enviados quando a mesma palavra é apenas pensada. Se eles forem capazes de ler e codificar esses sinais, é possível aprimorar cada vez mais a descoberta.

 O pesquisador e bioengenheiro Bradley Greger, da Universidade de Utah, ficou satisfeito com o resultado e espera que em dois ou três anos o método possa começar a ser usado em pacientes com paralisia cerebral. Ele também acredita que a sua equipe tem condições de construir em pouco tempo um artefato para traduzir em som as palavras que foram lidas através dos eletrodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.