quarta-feira, 16 de março de 2011

Mitos Reais #3: Lobisomem




 Estamos de volta com mais um dos nossos Mitos Reais, a seção mais intrigante, revoltante e polêmica do seu blog preferido. Hoje, vamos nos embrenhar nas matas e florestas atrás de uma criatura relativamente controversa. Com vocês: os lobisomens.


O mito

 Chamamos os lobisomens de criaturas relativamente controversas por um motivo: as lendas que giram em torno destas criaturas são das mais variadas. Em sua maioria, as lendas dizem que, nas noites de lua cheia, um homem comum se transforma em uma criatura horrenda, com o rosto de um lobo e o corpo de um homem, com o corpo coberto de pelos e garras nas mãos e nos pés. Algumas lendas, no entanto, dizem que os lobisomens podem se transformar livremente de homem pra lobo, vice-versa, e em qualquer forma intermediária, na hora em que quiserem. Algumas lendas contam esta mesma história, mas acrescentam com o fato de que a transformação se torna involuntária em noites de lua cheia. Algumas lendas limitam esta transformação, fazendo com que o homem possa apenas se transformar em lobo e vice-versa, algumas vezes tomando tamanhos descomunais enquanto em forma animal. Quanto ao controle que exercem em si mesmos, grande parte das lendas dizem que, enquanto homens, eles possuem o mesmo autocontrole que um humano comum, mas que, quando se transformam, perdem completamente o controle de suas ações, pensando apenas em matar. Algumas outras lendas, no entanto, dizem que eles ainda possuem tanto autocontrole quanto em forma humana. A maioria das lendas concorda que a prata é fatal a um lobisomem, mas algumas dizem que eles são completamente invulneráveis. Já quanto à infecção, as lendas parecem dividir-se entre aquelas em que um humano se transforma em lobisomem depois de ser mordido por um lobisomem e aquelas em que só se torna lobisomem o filho de um lobisomem. É possível que existam tantas concepções de lobisomens quanto existem seres humanos no mundo.

A realidade

 O lobisomem da vida real não pode se transformar livremente. Na verdade, ele simplesmente não pode se transformar. Um lobisomem é um ser humano comum que foi atingido por uma doença que fez com que seus pelos crescessem descontroladamente, seus dentes se afiassem e se desfigurassem, e seu cérebro fosse acometido por uma fome carnívora incontrolável, fazendo com que ele perdesse completamente a razão e se transformasse quase em um animal. Além disso, o lobisomem da vida real é tão vulnerável quanto um ser humano comum, podendo morrer exatamente das mesmas maneiras que um ser humano. Depois de algum tempo no estado de lobisomem, as unhas, acostumadas à vida nas florestas, acabam se transformando em garras, e ele acaba adquirindo grande maestria na arte de escalar árvores. Além disso, um lobisomem morto parece ter uma decomposição bem mais acelerada do que a de um humano comum.

A ciência

 Para que um ser humano comece a dolorosa transformação em lobisomem, ele precisa, primeiro, ser mordido por um lobisomem. É claro que, para que a transformação seja completa, o humano precisa sobreviver ao ataque. A mordida de um lobisomem é altamente infecciosa e contaminada de bactérias anaeróbias, que atacam, primeiro, o cérebro do humano, fazendo com que ele sinta um instinto selvagem e corra para alguma floresta, onde passará a viver a partir de então. Depois, as bactérias começam a ataca-lo com uma espécie de porfiria cutânea, que faz com que os pelos de seu corpo cresçam assustadoramente, dando a ele a aparência de um animal, e dando-lhe uma pequena sensibilidade à luz, especialmente luz solar, fazendo com que ele se torne um animal noturno. Os dentes se desenvolvem naturalmente depois de algum tempo caçando e matando outros animais e, se eles tiverem a sorte de cruzar seu caminho, até mesmo humanos, bem como as unhas. Quando um lobisomem morre, as bactérias sentem a energia vital de seu hospedeiro diminuindo e, em busca da sobrevivência, acabam acelerando o processo de decomposição, alimentando-se elas mesmas dos restos mortais do hospedeiro.

O esconderijo

 Se hoje já não se encontram mais lobisomens como na época da Inquisição, isso se deve a dois bons motivos: raridade e aparência. Se no passado a população de lobisomens no mundo era grande a ponto de assustar povoados próximos a florestas, hoje este número caiu assustadoramente, deixando apenas alguns poucos exemplares para continuar a infestação. Além disso, um lobisomem comum possui a aparência de um animal selvagem. Soma-se a isso o fato de que eles só saem de suas tocas à noite, quando a visão do humano comum é prejudicada, e ganha-se a impressão de que se trata apenas de um lobo deformado ou um urso. É claro, poucos foram os humanos que sobreviveram depois de obter contato visual com um lobisomem de verdade. Sem provas, não há crime. Sem testemunhas, não há lobisomens. É exatamente o que eles querem que acreditemos...

____________________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

2 comentários:

  1. Putz cara.

    Lí todo seu texto.
    Concordo com a ciência de que tal aberraçao não exista mas...

    Tenho um amigo muito próximo e tenho meu finado avô. Os dois juravam de pés juntos inclusive meu amigo chorou na certa vez que descreveu ter visto o lobizomem. "Pode ser que ele tenha visto uma vaca preta de noite na estrada"

    Mas, vacas não correm nem arranham a lataria de carros cuja qual eu ví. Então fico meio assim, ou foi uma puta sacanagem pra enganar as pessoas ou tem algumas coisas que a ciência não explica direito.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde existem sim lobisomem e eu já vi um quando viajava para o Nordete com meus pais de carro o pneus furos e meu pai parou para trocarem uma br que liga minas a Fortalza já era quase noite e fiquei encantado com o ceu como era limpo e a lua enorme quando o gato de meu irmão caçula começou a fazem um barrulho estranho para lado de uma campinas muito grande ao lado da estrada. Foi ver o que tava aparovando o gato e quando e lua ficou bem perto da clareia vi um bicho enorme como as pessoas descrevem uma mistura de um cachorro ou ate um urso enorme mais andava em cima de duas pata e ruivava locamente e parecia ficar cada vez maior, corri muito apavodada e gritei para meu pai correr com o pneus pois tinha um bicho enorme vindo em nossa direção e o gato cada vez mais assustado quando meu irmão mais velho viu tambem só dei tempo de meu pai acelerar o carro e nos pularmos dentro e sair correndo muito rapido antes que ele atingi-se a estrada depois só hovimos uma carreta sendo jogada quase fora da estrada, meu pai não parou e chegamos proximo a um posto de gasolina que era todo fechado do grades e todos os homen que estavam lá armados com uns rifles enormes meu pai pediu ajuda e colocaram a minha familia para dentro e os homem começaram a engatilhar as armas e ficamos no restaurante que tinha muitas grades só deixaram nos sairmos do posto quando amanhecer, quando nos estavamos saindo do posto veio um senhor e disse que localizaram a carreta tombada proximo a estrada e o motorista sumiu só tenha muito sangue no local.
    Seguimos a viajem e chegamos rapido a casa da minha avó que fica em fortaleza, na epoca tinha 15 anos mas tenho até hoje panico de viajar a noite para qualquer lugar nunca mais foi para Minas Gerais para nada. e só viajo de avião pois tenho panico de viagem logas de carro.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.