quarta-feira, 30 de março de 2011

Mitos Reais #5: Sereia




 Terminando o mês um pouco mais tarde que o previsto, hoje, quarta-feira, é dia de mais um Mitos Reais. Hoje, viajaremos até as profundezas dos oceanos para desvendar o mistério por trás destas estranhas criaturas: as sereias.


O mito

 Histórias de sereias vem sido contadas desde que o ser humano descobriu a água. Geralmente, as sereias são retratadas como seres humanos que, no lugar de suas pernas, possuem uma cauda semelhante à de um peixe ou de um golfinho. Ainda que existam controvérsias, esta é a aparência mais aceita e adotada nas lendas. Além disso, as sereias mitológicas possuem habilidades especiais, como a de respirar tanto dentro quanto fora d'água, e uma voz mística, capaz de encantar e enfeitiçar quem quer que ouvir seu canto. As sereias dos mitos podem viver tanto no oceano quanto em rios, ou até mesmo dentro de uma piscina ou banheira, se assim for necessário. Algumas lendas contam que, se uma sereia passar muito tempo longe da água, sua cauda vai gradativamente se transformar em um par de pernas humanas, mas a história mais aceita é a de que elas simplesmente morrerão se isso acontecer.

A realidade

 Na vida real, as sereias são bem menos fantasiosas do que na mitologia: são, de fato, criaturas humanóides que vivem no oceano, mas isso se deve ao fato de que elas são, na verdade, seres humanos atingidos por uma doença que modificou seu sistema respiratório e um de seus rins, conectando um ao outro e fazendo com que o organismo passasse a absorver oxigênio da água, filtrada pelo rim modificado. Além disso, as sereias da vida real desenvolveram uma fina membrana que liga cada um de seus dedos, tanto das mão, quanto dos pés, criando nadadeiras. Quanto à alimentação, esta continua sendo quase humana, com exceção de que é quase impossível cozinhar qualquer alimento debaixo d'água, obrigando-os a comer carne e plantas cruas. O estômago, no entanto, não se adapta com a doença, forçando uma lenta transformação, conforme a sereia se alimenta do que tem disponível no fundo do mar. Quando uma sereia morre, seu corpo é atacado por uma forte hemorragia interna, forçando quase todo o sangue a sair do corpo. Além disso, elas são particularmente sensíveis à luz solar, preferindo ficar nas profundezas do oceano.

A ciência

 A infecção de uma sereia se dá a partir de bactérias anaeróbias, que possuem grande facilidade em se multiplicar dentro de um organismo humano. São elas as responsáveis por modificarem o sistema respiratório das sereias, e isso se dá por uma questão de sobrevivência: elas morrem instantaneamente em contato com o ar. Quando chegam em sua nova casa, elas gostam do lugar e percebem que é lá que elas querem ficar. Para não correr o risco de que o humano saia da água, elas fazem com que ele tenha a necessidade de permanecer nela. Na verdade, ainda não se sabe exatamente como ocorre a infecção, mas acredita-se que estas bactérias sejam provenientes de algum tipo exótico de coral, ou mesmo de um raro tubarão ainda não descoberto. O que ocorre após isso são apenas consequências: quando as bactérias percebem que a sereia pode permanecer mais tempo viva se puder se locomover melhor na água, criam, aos poucos, membranas entre os dedos, utilizando células mortas capturadas em seu caminho para as unhas. Quando percebem que a sereia, mesmo sabendo que não pode respirar fora d'água, ainda tenta subir à superfície, criam uma forte sensibilidade à luz, especialmente a luz solar, forçando-a a ficar sempre submerso.

O esconderijo

 Aí vem a pergunta: mas então, por que as sereias ainda não foram descobertas e catalogadas oficialmente? Bom, isso se deve a uma série de fatos. O primeiro deles é a necessidade de ficar nas profundezas, nunca subindo o bastante para ser encontrado por seres humanos comuns. O segundo deles é a raridade: o organismo causador da infecção é tão raro que nem ele foi descoberto e catalogado, quanto menos a doença em si. O terceiro deles é o fato de que, quando a sereia morre, as bactérias, que residiam basicamente em seu sangue, saem para procurar um novo habitat, levando, consigo, grande parte do sangue da sereia. Oras, sangue na água é igual a tubarões, que atacam violentamente os corpos das sereias mortas, não deixando qualquer evidência. Finalmente, temos a superstição humana a serviço de tudo: quem iria acreditar se você voltasse para casa dizendo que viu uma pessoa te olhando debaixo d'água, sem ajuda de nenhum equipamento de mergulho?

____________________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

22 comentários:

  1. caramba!!! quase acreditei kkkk

    ResponderExcluir
  2. o discovery channel se eu não me engano fez uma matéria sobre essas "sereias" não tive a oportunidade de ver ainda, mas acho o assunto muito interessante :]

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post, muito bem elaborado, confesso que se não tivesse lido que o post fazia parte de uma seção de ficção, iria discutir e muito sobre os fatos apresentados, masi ainda bem que saquei a tempo.
    Nota 10 pelo post :)

    ResponderExcluir
  4. legal! e o mais importante, imaginar.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, ficou ótimo o texto! :) Digno de 1º de abril.

    ResponderExcluir
  6. Existe sim uma teoria evolutiva que considera a existência de "sereias". Nada mais seriam que humanoides que em determinado momento, ao invés de adentrarem o continente, permaneceram vivendo à margem dele, nas praias e, com o tempo, acabaram se adaptando à vida submarina. Deixando de lado a crença individual ou não nesses seres, é fato que existem inúmeras descrições extremamente semelhantes de seres meio homens meio peixes, em diversas civilizações que inclusive nunca tiveram contato umas com as outras.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa esta idéia de dar um clima de realidade a mitos. Parabéns pela criatividade, a descrição é excelente.

    ResponderExcluir
  8. Vejam o documentario SEREIAS da Discovery Channel... é o documentário mais incrivel que ja vi até hoje por se tratar de lago nunca antes visto ou encontrado e os técnicos possuiam provas físicas de tudo!!! Mas o Governo como sempre tirou tudo deles... não deixem de assistir!!

    ResponderExcluir
  9. Se forem feias igual essa da primeira foto,dispenso...

    ResponderExcluir
  10. hehe, post legal para 1º de abril.

    ResponderExcluir
  11. Na verdade, existe um animal pré histórico, sei lá de que era, etc, que era um 'humanóide', primata, sei lá com cauda de peixe sim.
    Fósseis desta espécie estão expostos no Museu Chteau d'annecy, na cidade de Annecy na França, a onde o chamado 'hydropiteque' foi encontrado.

    http://secrets-mysteresdu04.over-blog.com/article-zones-de-decouvertes-vers-digne-les-bains-39920417-comments.html

    http://musees.agglo-annecy.fr/page.php?idSousCategorie=40

    minha prima tem uma foto que ela tirou do fóssil de annecy, se voce se interessar, pode me pedir pelo orkut :)

    ResponderExcluir
  12. Na verdade houve uma matéria do National Geographic, sobre a existência das sereias,inclusive ficou comprovado a existência delas,com provas de fotos, sons captados por sonar no fundo do mar, desenhos esculpidos em rochas onde antes teria sido o mar, filmes, e dentro de um tubarão o corpo de um ser jamais visto e catalogado pela ciência, com pedaços de caldo costela e um crânio diferente do nosso em mais o menos 10%, sem contar o DNA bem próximo do homem, vejam a matéria vai reprisar novamente,é muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade ja houve uma matéria feita pelo National Geographic no dia 20.03.2011 em que mostrava provas claras da existência das sereias, vejam é fantastico.

    ResponderExcluir
  14. MUITO LEGAL, E UMA ÓTIMA ARGUMENTAÇÃO, DA QUASE PARA ACREDITAR, RSRSSS

    ResponderExcluir
  15. No Animal Planet teve um documentário sobre isto, que passou dia 19/03.... Os fatos e provas ao redor deste assunto, sugere sim que sereias podem existir.... lembrando que conhecemos mais do nosso Espaço do que das profundezas dos oceanos!

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.