sábado, 12 de março de 2011

Trilogias e mais trilogias: 2011 é o "Ano do 3"

Enviado por Gabriel Soto Bello em 03/03/11 - 13:55
Fonte: Baixaki Jogos

 A indústria dos games vive nos surpreendendo. Não é raro encontrar novos jogos que surgem simplesmente do nada e causam um estrago memorável — no bom sentido, é claro. Quer alguns exemplos? O próprio Dead Space, da Electronic Arts, chegou sem muito alarde, mas ficou eternamente marcado como um dos grandes survival horrors da sétima geração. Até mesmo títulos independentes, como Braid e Limbo, conseguem chegar discretamente como Solid Snake e acabam se tornando nomes tão importantes quanto aquele tal de Mario.

  De fato, é bacana ser surpreendido por novas propriedades intelectuais, as quais mostram que o universo do entretenimento eletrônico ainda tem muito gás para queimar. O que não é nada bacana, contudo, é ver um de seus jogos favoritos sendo esquecido no limbo, com o perdão do trocadilho.

  Quantas vezes você não jogou, curtiu e se apaixonou por um game e, ao finalizá-lo, pensou: “Esse jogo precisa de uma sequência!”. Isso é muito comum. Felizmente, muitas desenvolvedoras acabam recebendo a deliciosa tarefa de preparar sequências de seus melhores jogos para que as distribuidoras consigam suprir os desejos de seus consumidores.

  Mas além de satisfazer os fãs, as distribuidoras também enchem seus próprios jogos. Se pararmos para observar, notaremos que são as sequências que quebram os grandes recores de vendas. Exemplos? Modern Warfare 2, Grand Theft Auto IV e Halo 3 já dão conta do recado. Quando uma franquia se estabelece por sua qualidade, cria-se uma enorme demanda, e é justamente para isso que as sequências estão aí.



  O ano de 2011 consegue provar muito bem tudo o que estamos falando neste artigo. Não demorou muito para que a equipe do Baixaki Jogos percebesse que esse será “O Ano do 3”. O motivo? Temos várias franquias recebendo seus terceiros jogos. O melhor de tudo é que todas são sequências de peso. Um bom motivo para ficar triplamente empolgado.

  Pensando nisso, nós resolvemos reunir os grandes nomes que serão seguidos pelo número três em uma lista, detalhando cada um deles. Sem dúvidas, teremos o fechamento de grandes trilogias, como o lendário Mass Effect 3, além de muita sequências que prometem acertar tudo o que aconteceu de errados nos dois primeiros jogos — ou simplesmente melhorar o que já estava quase perfeito.

A Terceira Guerra Mundial? Quase isso

  Sem dúvidas, um dos gêneros que mais recebe sequências no mundo dos games é o FPS (First Person Shooter, ou tiro em primeira pessoa, numa tradução livre). Basta observar o maior exemplo de todos para comprovar esta tese: Call of Duty.

  Entretanto, em 2011, quem ocupa os holofotes no palco dos “Terceiros Jogos” são outros nomes. A Sony mostra sua competitividade com duas propriedades intelectuais que, certamente, estão sendo muito esperadas pelos jogadores. A Microsoft, contudo, não deixa barato, trazendo um dos nomes mais importantes do Xbox 360 de volta ao combate.

  Além disso, temos também os jogos de terceiros que, sinceramente, não ficam nem um pouco atrás dos exclusivos. O retorno da tão temida Alma em uma mistura de FPS com survival horror promete uma reviravolta insana na franquia. E, para fechar o pacote, temos um dos FPS mais visualmente impressionantes desta geração — e não estamos falando de Crysis. Confira.

Killzone 3

  A Guerrilla Games ganhou destaque no universo dos jogos de maneira curiosa. O primeiro título da série Killzone passou praticamente despercebido e a série só se estabeleceu quando a Sony decidiu torná-la um dos principais nomes do PlayStation 3 — é difícil esquecer aquele trailer impressionante da Electronic Entertainment Expo, exibindo momentos do jogo.


  
 Assim, Killzone 2 conseguiu criar uma nova legião de fãs, arrematando o gênero de uma vez por todas no PlayStation 3 — que, até então, era conhecido pela carência de jogos do estilo. O segundo título foi um sucesso e não demorou muito para a companhia anunciar o terceiro.

  Killzone 3 já está sendo analisado pela equipe do Baixaki Jogos. O que podemos adiantar? Temos uma campanha explosiva — literalmente —, novas armas e um multiplayer devidamente aprimorado. Tudo isso regado por dublagens em português brasileiro.

Resistance 3

  Resistance é uma franquia que nasceu na sétima geração e, ao contrário de Killzone 2, não conseguiu marcar território para o gênero FPS no console da Sony. O segundo game, também para PlayStation 3, já obteve melhores resultados, sendo lembrado, principalmente, pelos seus inimigos colossais.

  Agora a Insomniac Games, responsável pelo desenvolvimento, promete corrigir o que ainda não foi ajustado com a chegada do segundo título. Pelo o que foi visto até agora, Resistance 3 tem tudo para superar as duas primeiras iterações, formando uma dupla de peso com Killzone 3.

  Destaque para a trama mais humana do game, que retrata a vida de Capelli, o personagem principal do título, em busca da cura para seu filho infectado pelo vírus Chimera. A atmosfera do jogo trará um peso obscuro, se aproximando dos survival horrors em alguns momentos. Além disso, Resistance 3 promete muitas inovações técnicas, incluindo armas capazes de queimar e enlouquecer os inimigos.



F.E.A.R. 3

  Se Resistance 3 chega perto dos survival horrors, então não é um exagero afirmar que F.E.A.R. 3 será um mergulho no gênero. Quem já desfrutou dos dois primeiros jogos sabe muito bem que o nome não lhe foi atribuído à toa (fear significa “medo” em português).

  O fato é que a Monolith, responsável pelos dois primeiros títulos, conseguiu estabelecer a franquia com o primeiro jogo, mas pisou um pouco na bola quando lançou o segundo. Agora, a Day 1 Studios busca recuperar toda a essência da série com o terceiro jogo.

  A nova aventura merece destaque por conseguir se distanciar um pouco mais da típica proposta dos FPS, deixando a guerra de lado e trazendo um pouco mais do mundo obscuro para os games.

  O conceito do jogo já nos desperta bastante curiosidade: você encarna Point Man, que trabalha ao lado de seu irmão Paxton Fettel para encontrar a temida Alma. A grande sacada é que Paxton morreu no primeiro jogo, retornando como fantasma em F.E.A.R. 3 e dando uma nova dimensão — literalmente — ao game.



Battlefield 3

  Mudando do atípico para o tradicional, temos Battlefield 3. Quem conhece a série sabe que BF possui mais spin-offs do que jogos em sua linha principal. Temos até mesmo uma espécie de subfranquia com Battlefield: Bad Company, que já ganhou uma sequência e conseguiu bater de frente com a série Call of Duty.

  Mas, em 2011, o mundo receberá o verdadeiro Battlefield 3. E, quando a Electronic Arts, responsável pelo jogo, decide colocar um número ao lado de Battlefield é porque o bicho vai pegar.

  Até agora, temos poucas informações sobre o game, mas um vídeo exibindo momentos de jogabilidade já foi o suficiente para deixar todos ansiosos. Sem dúvidas, podemos esperar por muitas mudanças e uma engine totalmente nova, a qual gerará muitos outros spin-offs para a série.



Gears of War 3

  Por fim, mas não menos importante, uma das sequências mais esperadas desta lista. Gears of War 2 chegou às lojas em 2008 e já surpreendeu a todos pela sua qualidade e, principalmente, pelas melhorias em relação ao primeiro título, de 2006. Passaram-se quase três anos, mas, finalmente, Gears of War 3 chegará às lojas.

  Tudo indica que o título vai fechar com chave de ouro toda a trama que envolve a batalha entre os COGs e os Locusts, encerrando um combate que rendeu uma das melhores experiências não só do Xbox 360, mas como de toda geração.

  As novidades para o terceiro título são inúmeras. Teremos um multiplayer cooperativo para até quatro jogadores, novas finalizações, um modo Arcade e, é claro, muita pancadaria no multiplayer competitivo. Isso sem contar a campanha, que promete ser uma das mais intensas da história dos games.



Aventuras e um pouco de pancadaria: Exploração sem limites

 Além dos tiroteios dos jogos do gênero FPS, o “Ano dos 3” também é marcado por jogos de aventura, RPG e luta. Primeiramente, temos o provável retorno de um dos nomes mais importantes da história dos jogos para PC. Além disso, o universo entra em choque novamente para resolver de uma vez por todas os problemas entre os Reapers e o restante das raças.

  Nolan North volta a assumir o papel de uma das figuras mais carismáticas do PlayStation 3 no jogo que parece ser a aventura final de Nathan Drake. E, falando em aventura, não podemos deixar de mencionar um jogo que se parece bastante com GTA, mas na realidade é muito mais maluco. Fechando a lista, temos o tão aguardado duelo entre dois universos.

Diablo III

  A franquia Diablo simplesmente dispensa comentários. O primeiro game já chegou com força total, mas foi Diablo II quem imortalizou a série. Lançado no ano 2000, o hack ‘n slash consolidou de uma vez por todas uma fórmula que mistura ação com RPG, se tornando um dos jogos mais populares da década.

  Diablo III foi anunciado em 2008. Isso mesmo, há mais de dois anos. A Blizzard ainda não divulgou sua data oficial de lançamento — algo comum por parte da companhia — mas é muito provável que o jogo seja disponibilizado em 2011.

  Caso isso realmente ocorra, os jogadores terão em suas mãos simplesmente um dos títulos mais esperados do PC — quem sabe ele também pinte nos consoles? Várias das classes clássicas retornam, assim como a base estrutural que sustentava a jogablidade. Contudo, é melhor se preparar para inúmeras novidades.



Mass Effect 3

  Finalmente, a guerra interestelar deve ver seu fim. Não é um exagero considerar Mass Effect como a série Star Wars dos video games, já que temos em mãos uma das melhores tramas já escritas para o entretenimento virtual. O jogador não apenas explora o universo, mas definitivamente vive dentro dele, conhecendo cada detalhe sobre raças, estruturas e planetas.

  Mass Effect 3 é tudo o que os fãs da franquia esperam. Ao contrário de vários outros títulos desta lista, ME3 vai ligar todos os pontos que estavam faltando na história do game, pondo um fim a uma trama digna de adaptação literária.

  O último grande conflito envolve criaturas já conhecidas pelos jogadores: os Reapers. Entretanto, um planeta que não chegou a ser explorado, mesmo sendo o lar dos humanos, é a vitima. A Terra está ameaçada, e agora o conflito é muito mais pessoal. Vale a pena conferir o desfecho.



Uncharted 3: Drakes Deception

  Outra série de destaque que nasceu nesta geração. O exclusivo do PlayStation 3 foi criado pela Naughty Dog, a mesma responsável pelos primeiros jogos do simpático Crash Bandicoot. E, como tradição, a companhia fez um excelente trabalho, trazendo muitas personalidades e um dos gráficos mais bacanas do PlayStation 3.

  Entretanto, Uncharted só ganhou seu lugar ao sol com a chegada do segundo título, nomeado Uncharted 2: Among Thieves. Nele, Nathan Drake, protagonista do game, exibe ainda mais a sua versatilidade, sendo um exímio combatente quando necessário e um pseudo-galã nos momentos “adequados”.

  O terceiro jogo já é mais do que esperado. Depois do quase perfeito Uncharted 2, o mundo todo espera para conferir o que a Naughty Dog será capaz de fazer com Drake em seu terceiro game.

  Já sabemos que o herói visitará um local conhecido como “Atlantis das Areias”, um local supostamente repleto de riquezas, mas também localizado em meio a um dos maiores desertos do mundo, o Rub' al-Khālī. Podemos esperar por muitas reviravoltas.



Saints Row: The Third

  Saints Row é um daqueles jogos do tipo que você ama ou odeia. O primeiro jogo chegou antes de a série Grand Theft Auto dar as caras na sétima geração e foi bem recebido pela crítica. Já o segundo pôde ser comparado com GTA IV, e o resultado não foi tão positivo assim — afinal, estamos falando de um dos títulos mais bacanas da história dos games.

  Agora, temos a promessa de um terceiro jogo capaz de superar qualquer outro game que tenha mundos abertos e tiroteios envolvidos. A insanidade deve tomar conta de Saints Row: The Third, que certamente trará muitas propostas indecentes.



Max Payne 3

  Outro título anunciado há um bom tempo, mas que está quase sendo esquecido pelos jogadores. A Rockstar está trabalhando duro, mesmo que discretamente, na próxima aventura de Payne. Para quem não sabe, Max Payne, o protagonista dos games, é responsável por ser a estrela de um dos jogos com melhor atmosfera dos games.

  Distanciando-se do clima noir, Max Payne 3 se passa em um local conhecido por muitos: São Paulo. No Brasil, Payne terá de enfrentar seus próprios problemas, físicos e mentais, e também uma legião de inimigos que o querem morto. Torça para que 2011 seja o ano que receberá novamente o lendário Max Payne.



Marvel vs. Capcom 3

  Talvez um dos jogos de luta mais esperados de todos os tempos depois de Street Fighter IV. O crossover genial criado pela Capcom é um dos únicos que sobreviveu e ficou definitivamente marcado na história. Depois do segundo título, lançado há mais de dez anos, a Capcom finalmente retorna ao duelo dos dois mundos.

  Quem acompanha o Baixaki Jogos já deve ter lido a análise do título, sabendo que a companhia realmente acertou na fórmula. Temos controles mais acessíveis, modos para treinamento e a boa e velha pancadaria frenética que inunda a tela com projéteis e personagens.

  Marvel vs. Capcom 3 conseguiu suprir a expectativa dos fãs e ainda se tornou uma ótima opção para quem quer começar a jogar games de luta.



E ainda tem mais: Outros títulos e possíveis aparições

  A lista do Ano do 3 já está extensa, mas, surpreendentemente, 2011 ainda reserva vários outros títulos que fazem parte de uma trilogia. DiRT 3, por exemplo, é outro exemplo que merece destaque, mesmo entrando na categoria dos esportes — onde é comum encontrarmos vários jogos de uma só franquia. O pequeno gigante, Patapon 3, é outro game que brilhará em 2011.

  Fora isso, existem vários títulos que se encaixam nesta lista, mas ainda não foram confirmados para este ano. O tão aguardado Modern Warfare 3 pode surgir em 2011 e certamente quebrará novos recordes. Até mesmo Shenmue 3 já foi cogitado.

  O jeito é ficar ligado nas novidades para conferir se todas estas promessas realmente vão vingar. E será que teremos mais um terceiro game surgindo ainda neste ano? Assassin’s Creed 3? Ou quem sabe Condemned 3? Não deixe de opinar!




Um comentário:

  1. Adorei a matéria. Estou realmente ansiosa pelo lançamento de Assassin's Creed III.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.