quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Por que o Twitter tem limite de 140 caracteres?

 Final de semana passado eu finalmente entrei para o mundo do passarinho azul. As expectativas eram grandes, mas confesso que ainda estou aprendendo a usar o site e ainda tem muita coisa pela frente. A primeira coisa que reparei antes mesmo de entrar no Twitter foi seu limite. Se recados no orkut aceitam pouco mais de 1000 caracteres, tweets tem o limite de 140 caracteres. Alguns pensam "legal! não preciso escrever uma enciclopédia", outros pensam "gostaria de poder escrever mais coisas num mesmo tweet", e outros, ainda, pensam "por que 140 caracteres?". É lá que queremos chegar.


 Afinal, passarinho azul, por que 140 caracteres? A resposta vem de bem antes da mãe do Twitter pensar em botar seus ovos. É isso mesmo: de bem antes! Se você achava que era uma limitação tecnológica, pode tirar seu cavalinho (ou pássaro) da chuva: é uma tradição que vem do Telex, um antigo meio de comunicação que era uma mistura de máquina de escrever com telefone, que enviava e recebia mensagens de até 160 caracteres.


 Este tamanho acabou se tornando um padrão: na criação do SMS, cinco décadas depois, a limitação de caracteres foi mantida. Finalmente, em 2003, quando o Twitter surgiu, já existiam torpedos maiores, mas seus criadores queriam que o microblog fosse compatível com os celulares mais básicos e adotaram os 160 caracteres: 140 para o tweet e mais 20 para o nome do usuário.


 Aproveitando a deixa, que tal acompanhar o Nerdices a Parte no mundo dos 140 caracteres? É fácil: clique aqui ou no banner acima (que é o mesmo da barra lateral) e siga-me!

Um comentário:

  1. Essa eu não sabia, boa sacada, já posso cgr na cabeça dos meus amigos " inteligentes" Seu link já foi publicado!
    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.