terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tipos de computador

 A tecnologia. Um termo usado cada vez mais. O avanço da tecnologia. Uma expressão cada vez mais presente nos dias de hoje. Computador. Uma ferramenta sem a qual não teríamos a sociedade como ela é hoje. Somado a isso tudo, temos o avanço da tecnologia da informática, produzindo cada vez mais tipos de computadores. Na verdade, já são tantos os tipos de computadores que torna-se difícil para algumas pessoas saber o que é o que. Pensando nisso, decidi que já estava mais do que na hora de fazer um post dedicado a isso. Portanto, com vocês, os tipos de computador!

O Desktop

 Comecemos com o tipo mais básico de computador, aquele que todos associam mais com a palavra computador: o desktop. O computador tradicional, chamado computador pessoal (PC, ou Personal Computer) é aquele composto de gabinete, teclado, mouse, monitor e demais periféricos. Recebe o nome "desktop" por ficar normalmente sobre uma mesa (desk = mesa, em inglês). Normalmente, quando se fala que alguém tem um computador, está se dizendo que aquele pessoa possui um desktop, embora todos os demais itens de nossa lista possam ser chamados de computadores. Na verdade, os primeiros "desktops" eram os gabinetes deitados, na horizontal (aqueles que, normalmente, ficavam com o monitor sobre eles), e o gabinete em pé, na vertical, era chamado torre. Com a despopularização dos gabinetes horizontais, "desktop" passou a ser um termo usado unicamente para denominar um computador de mesa.

O Laptop

O segunto tipo mais conhecido e popular de computador é o laptop, também chamado notebook ou mesmo computador portátil. Como veremos a seguir, o laptop já não é mais o único tipo de computador portátil existente e, portanto, este termo está caindo cada vez mais em desuso (ao menos para designar um laptop). O nome laptop deve-se ao fato de que, quando não estão sendo usados sobre uma mesa, estes computadores são normalmente deixados sobre o colo do usuário (lap = colo, em inglês). Já o nome notebook deve-se ao fato de o computador se assemelhar com um caderno, tanto enquanto fechado, quanto no momento de sua abertura (notebook = caderno, em inglês).

O Netbook

 Quem olha de longe pode não perceber a diferença entre o item anterior e um netbook. Quando os netbooks ainda não existiam, os fabricantes notaram que uma boa quantidade de usuários compravam notebooks para fazerem tarefas corriqueiras, como acessar a internet, usar programas leves e fazer tarefas básicas, que não precisavam de todo o poder de processamento dos laptops. Nasceu, assim, o netbook, que nada mais é do que um laptop compacto com especificações técnicas reduzidas se comparado ao irmão maior. No entanto, a menos que você precise fazer tarefas pesadas, como editar vídeos ou jogar games da geração atual, essa redução nas especificações técnicas não vai te atrapalhar em nada. Os netbooks recebem este nome justamente por serem notebooks com foco nos usuários que usam o computador apenas para a internet. Note, no entanto, que, além do laptop e do netbook, existe, ainda, o laptop compacto, que possui o tamanho de um netbook, mas as capacidades técnicas de um laptop.

O Tablet

 Recentemente, com o lançamento do iPad, da Apple, houve um verdadeiro boom dos tablets. Mas o que são tablets? Tablets são computadores portáteis do tamanho aproximado da tela de um laptop, mas que, ao invés do teclado e do touchpad (o "mouse" dos laptops), contam com uma tela sensível ao toque (touchscreen). Basicamente é isso, não há muito o que falar sobre os tablets. Uma coisa que muita gente não sabe é que o tablet não nasceu com o iPad - ao contrário, eles já existiam muito antes da Apple ou HP entrarem na briga.

O PDA

 O PDA, sigla que significa Personal Digital Assistant (Assistente Pessoal Digital, em inglês), ou computador de bolso, foi, por muito tempo, o aparelho mais popular para quem precisava unir as principais funcionalidades de um computador com a portabilidade de um telefone celular. Funcionavam bem mais como uma agenda eletrônica do que como um computador, mas foram, durante muito tempo, o mais próximo que a tecnologia podia proporcionar para estes afortunados usuários. Hoje em dia, com o advento dos smartphones, o PDA caiu em desuso, já que os celulares já podem fazer tudo aquilo que o aparelho fazia e muito mais. Geralmente, os PDAs contavam com uma tela sensível ao toque semelhante à dos tablets e também não possuía teclado e nem mouse. No entanto, diferente do tablet, o PDA possuía alguns botões físicos auxiliares, a fim de facilitar a navegação por uma tela tão reduzida.

Concluindo

 Ainda existem diversos outros tipos de computadores e, com a tecnologia avançando cada vez mais rápido, ainda existirão muito mais tipos de computadores no futuro. A intenção aqui foi listar os tipos mais conhecidos e populares, a fim de tentar reduzir a confusão daqueles não tão acostumados com o assunto como nós, nerds. Espero, mais uma vez, que este post tenha servido para informar ou, ao menos, entreter. Não deixe de comentar!

Um comentário:

  1. Amei esse artigo e vou correndo comprar um Netbook, para naõ usar mais o de certa pessoa. FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.