quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Você conhece a lei de Gérson?

 No decorrer de nossas vidas aprendemos muitas leis. A primeira lei que a maioria de nós aprende é a lei da gravidade: tudo o que não estiver em contato com o chão ou com algo apoiado no chão tende a descer até encontrar o chão. Mais tarde, acabamos aprendendo outras leis não tão importantes, como as leis de Murphy, sendo uma das mais conhecidas a que diz: sempre que você estiver atrasado para alguma coisa importante, o mundo inteiro irá conspirar para que você fique ainda mais atrasado. Seguindo esse parâmetro de leis "desimportantes", temos a lei de Gérson. Você sabe o que é a lei de Gérson?


 A Lei de Gérson é uma lei não-escrita que diz que a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A origem da expressão data de 1976, quando uma propaganda para a marca de cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson, da Seleção Brasileira de Futebol, dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ter cigarros mais compridos que as outras. Ao final ele ainda acrescentava: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também." Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao anúncio, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson, mas aí já era tarde demais. O diretor do comercial, José Monserrat Filho declarou: "Houve um erro de interpretação. O pessoal começou a entender como 'ser malandro'. No segundo anúncio dizíamos: 'levar vantagem não é passar ninguém para trás. É chegar na frente', mas essa frase não ficou. A sabedoria popular usa o que lhe interessa. Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e as pessoas começaram a usar a Lei de Gérson".

4 comentários:

  1. Meu amigo, a verdade não que era melhor e mais barata, e sim que tinha alguns centímetros a mais que os cigarros vendidos na época, daí a questão de levar vantagem, exatamente em virtude do tamanho do cigarro. Não muito diferente da época o brasileiro fica feliz quando recebe um troco errado na padaria de 2 reais a mais e ainda sai falando para todo mundo que conhece. A Lei de Gerson, é uma realidade do ser humano, principalmente do brasileiro, que gosta de levar vantagem em tudo.Certo?

    Blog do Vieira

    ResponderExcluir
  2. Vieira, obrigado pela dica. Acabei de consertar. Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  3. e infelizmente em um país aonde até o sr molusco é partidário dessa "lei", não se pode esperar mto...

    ResponderExcluir
  4. Thiago, parabéns pela iniciativa de fazer um post com referência a esse assunto. Espero diante de tantos posts que não são relevantes, esse possa despertar a condição de cada um de nós em mudar a nossa conduta, a nossa forma de pensar, parar de reclamar e passar a fazer mais, para que possamos educar as crianças e que não precise no futuro punir os homens. Siga em paz.

    Blog do Vieira

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.