quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mitos Reais #9: Pégaso



 A seção Mitos Reais já está levantando polêmica. A cada semana recebemos novos comentários de pessoas duvidando da veracidade dos fatos apresentados nas postagens, pedindo fotos ou vídeos reais das criaturas apresentadas, xingando a mãe do editor, entre outras coisas. Por isso, galera, eu venho aqui pedir: leiam as letrinhas miúdas no final de cada artigo da seção e verão do que se trata realmente esta seção. Hoje, para mais um de nossos Mitos Reais, voltaremos até a Grécia antiga para tentar desvendar os mistérios deste belíssimo animal, citado em diversos contos gregos: o pégaso.


O mito

 O pégaso é um cavalo alado citado em diversos mitos gregos, sendo o principal deles o de Perseu, que, matando a terrível Medusa, a mulher de cabelos de serpente que transformava os outros em pedra com o olhar, acabou contribuindo para o nascimento de Pégaso, que nasceu do sangue do monstro. Em outro mito, Belerofonte doma o mesmo cavalo alado do mito de Perseu com a ajuda da deusa Atena e do item mágico chamado rédeas de ouro. Ele utiliza Pégaso para derrotar a Quimera e, em seguida, tenta subir ao Olimpo com a ajuda do animal, mas Zeus faz com que ele derrube seu cavaleiro, que morre devido à queda. Na cultura popular, o Pégaso dos mitos é um animal de pelo branco, embora nenhum mito grego faça alusão à sua cor. Algumas lendas de hoje em dia dizem que aquele primeiro Pégaso, de alguma forma, conseguiu procriar e deu origem a um verdadeiro rebanho de pégasos. Seja lá como for, ainda existem pessoas que acreditam na existência deste animal fabuloso. Elas podem não estar tão enganadas quanto a sanidade popular dita.

A realidade

 Embora todas elas possuam asas, nem todas as aves voam. O pégaso da vida real também é assim: possui asas, mas não voa. Tendo a aparência de um garanhão, geralmente de pelo branco, podendo variar a cinza ou até a preto, o pégaso é essencialmente um cavalo alado, mas isso não quer dizer que ele consiga voar. As asas, na verdade, lhe proporcionam apenas uma vantagem aerodinâmica, permitindo que ele seja conduzido com mais velocidade e leveza através do vento, e permitindo que ele corra a velocidades muito superiores às alcançadas pelo cavalo comum. Exatamente por isso o pégaso é um animal típico das savanas, onde ele pode correr livremente sem encontrar obstáculos.

A ciência

 Um observador desatento pode mesmo sugerir que as supostas asas do pégaso são dotadas de penas, assim como as asas de uma ave. No entanto, muito mais parecidas com as asas de um morcego, as asas dos pégasos são dotadas de uma fina membrana e grossos pelos. Acredita-se que o pégaso seja descendente do Hyracotherium, o mesmo animal que deu origem aos cavalos de hoje em dia, tendo adquirido um par de asas apenas para facilitar a mobilidade do animal, que, como já foi dito anteriormente, é capaz de correr a grandes velocidades graças à aerodinâmica criada pelas asas. Como bônus, os pégasos são sim capazes de planar a pequenas distâncias, se saltarem de um lugar relativamente alto, fazendo as asas funcionarem como uma asa delta.

O esconderijo

 Um animal tão formoso quanto o pégaso não passaria despercebido por uma sociedade humana tão influente quanto a nossa, certo? Infelizmente, os pégasos foram perdendo cada vez mais espaço para outros animais mais adaptados à vida das savanas, como grandes predadores que foram, aos poucos, dizimando a raça. Estima-se que, se os pégasos não tiverem sido completamente devastados pela extinção, apenas dois ou três exemplares tenham sobrevivido. E, assim, falta pouco para que o animal seja, definitivamente, tomado como jamais existente.




_______________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

2 comentários:

  1. Eu sei que isso é ficção e tal mais esse do Pégaso ficou muito tenso...
    Os outros são mais sei la "mais próximos da realidade", se vocês me entendem.


    P.S.: O Blog está ótimo continuem assim xD

    ResponderExcluir
  2. Olha, vou confessar que esse até eu achei meio viagem demais. xD
    Mas valeu aí pelos elogios! ^^

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.