Terminando nosso mês de Páscoa, temos nosso último Música Nerd Especial. Hoje, falaremos um pouco deste homem muito lembrado por seus feitos e pouco lembrado por sua música: Martinho Lutero.
Um pouco de música
Martin Luther, conhecido no Brasil como Martinho Lutero, nasceu em 10 de novembro de 1483, na cidade de Eisleben, na Alemanha. Durante sua vida, foi um grande sacerdote agostiniano e professor de teologia, mas nunca se conformou com os "vendedores de bênçãos" de sua época, os padres corruptos que praticavam a teologia da prosperidade, dizendo que só era salvo quem doava grandes quantias à igreja
Um pouco de música
O que não é ensinado nas escolas é que Martinho Lutero não foi apenas um grande pastor (na época chamados sacerdotes protestantes ou padres protestantes) e teólogo, mas também um excelente compositor. Infelizmente, nos dias de hoje, grande parte de sua obra musical perdeu-se. Uma das poucas de suas músicas que ainda é cantada hoje em dia é a do vídeo abaixo, intitulada "Ao Deus de nossos pais".
No entanto, a canção de Lutero mais conhecida e executada nos dias de hoje nas igrejas de todo o mundo não é outra que não "Castelo forte é nosso Deus", também conhecida como "o hino da reforma". O vídeo abaixo apresenta não a música literalmente como foi escrita, mas um belo arranjo que modifica apenas o final da primeira estrofe e início da segunda, de modo que a música acaba ficando mais parecida com a letra que lhe foi atribuída. Excelente para quem ainda não conhece a canção e, principalmente, para quem já conhece.
Algumas curiosidades
- Martinho Lutero foi o fundador, executor e precursor da Reforma Protestante, que infundiu o protestantismo como religião. O protestantismo é, basicamente, uma forma de cristianismo que busca as palavras não de um homem, como os padres e o papa, mas as de Deus, escritas na Bíblia.
- Apesar de ter sido, também, o homem que incluiu a música congregacional no culto cristão, de modo que a música deixava de ser cantada apenas por um grupo seleto de músicos e passava a ser cantada pela igreja inteira, acredita-se que ele não era um músico muito brilhante, hipótese sustentada pelo fato de que, de toda a sua obra, apenas uma música, "Castelo forte é nosso Deus", ainda é executada e conhecida em toda igreja evangélica do mundo.
- Martinho Lutero foi o primeiro padre, mesmo que protestante, a se casar, infundindo o padrão vigente até hoje, de que é comum que um pastor evangélico case-se e tenha filhos.
- Ao contrário do que muitos católicos, e até membros de outras religiões, pensam, não foi Lutero, na Reforma Protestante, quem removeu alguns livros da Bíblia, mas um grupo de padres católicos, no Conselho Anti-Reforma, que os incluiram nas escrituras.
E o que as igrejas evangélicas fazem hoje é exatamente o que Martin Lutero combateu.
ResponderExcluirCuidado, Anônimo, para não generalizar. Algumas igrejas de hoje em dia vão, sim, ao contrário do que Martinho Lutero pregava, e ao contrário do que a Bíblia prega, mas não são todas as igrejas evangélicas que o fazem.
ResponderExcluirEngraçado citar somente que as igrejas fazem o contrari de Martinho Lutero!!! A verdade é as que envergonham o nome do evangelho são poucas e dirigidas por pessoas que querem o estrelado e não o pastorado!!!
ResponderExcluirMas as milhares de igrejas que pregam a salvaçao , cura, regeneração de vida, responsabilidade familiar e social, estimulam o crexcimento estudantil e profissional e gastam sua arrecadação em projetos sociais que deveriam ser feitos pelo governo,( mas que este só atrapalha) destas igrejas ninguém fala....