segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Análise de Software #1: Emsisoft Anti-Malware

 
 Senti vontade de iniciar uma seção periódica aqui no blog, entitulada Análise de Software. Diferente das seções Música Nerd e Links da Semana, no entanto, não pretendo tornar esta seção semanal (até porque daria um trabalho desgramado sair catando software pra analisar toda semana). De vez em quando, quando eu sentir que determinado programa merece ter minhas opiniões divulgadas aqui no blog, então vocês verão um novo artigo da seção Análise de Software. Caso contrário, não. Agora chega de ladainha e vamos ao que interessa.

Emsisoft Anti-Malware

 Um tempo atrás, estava eu passeando pela internet quando me deparo com um programa que me pareceu muito interessante. Seu nome era "a-squared" e ele era um "anti-malware". Até então, eu ainda não tinha conhecido um programa como aquele. Anti-vírus sim, aos montes. Mas anti-malware, pra mim era novidade. Decidi que o programinha merecia um teste e baixei a versão gratuita do software, que continha todas as funções do irmão mercenário, com exceção da proteção em tempo real. Confesso que fiquei realmente feliz com o programinha, que me permitia varrer o disco à procura de arquivos e programas mal-intencionados que não eram vírus, mas sim outros tipos de malware. E foi isso que mais me chamou a atenção no programinha: a possibilidade de usa-lo em conjunto com meu anti-vírus comum.

 E assim aconteceu durante um bom tempo. No entanto, algumas semanas atrás (ou talvez já façam meses) recebi uma notificação diferente ao atualizar meu a-squared. Ele estava mudando e se tornando o Emsisoft Anti-Malware. Achei legal e resolvi aceitar o upgrade. A função básica do programa continuou a mesma, isso é, varrer o disco à procura de softwares e arquivos mal-intencionados, então me vi satisfeito com a mudança.


YES, WE CAN!
O que foi aprovado

Anti-Malware

 O programa promete e cumpre! Sua função principal é varrer o disco atrás de malwares e é isso mesmo o que ele faz, quando assim você ordena. Detecta tudo: desde cookies até softwares realmente perigosos para a integridade do sistema.

Fácil atualização

 Apesar de, na versão gratuita, ser necessário que o usuário mesmo coordene toda a ação do programa, não é necessário mais do que um clique para fazer a atualização do programa. Além disso, o banco de dados é atualizado frequentemente, o que garante uma proteção mais completa.

Nunca expira

 Grande parte dos programas dotados de versões gratuitas e pagas possuem certo limite para a versão gratuita. Ora você pode usa-lo durante um mês, ora você pode utilizar o programa um certo número de vezes, mas, no final, eles sempre acabam expirando. Com o Emsisoft Anti-Malware não. A única coisa que a versão gratuita fica devendo para a versão paga é a proteção em tempo real. O que não atrapalha em nada a varredura do sistema.


NO WAY!
O que foi reprovado
Falsos positivos

 Apesar de detectar todos os arquivos e programas mal-intencionados no computador, o Emsisoft Anti-Malware também detecta um número absurdo de falsos positivos. Se o problema todo fosse esse, tudo estaria ok, mas, além de detectar, ele bloqueia por completo o arquivo, o que impede o usuário de continuar utilizando aquele determinado serviço. Uma vez que o arquivo tenha sido enviado à quarentena, não há jeito de restaura-lo para que possa continuar sendo utilizado. Sendo assim, se o programa detectou que um de seus jogos favoritos ou aquele programa que você usa sempre é, na verdade, um malware, suas únicas opções serão conviver com isso ou desinstalar o Anti-Malware.

Desinstalação complicada

 Então você decidiu desinstalar o Emsisoft Anti-Malware, certo? Só de raiva, nós iremos reiniciar seu computador sem sua autorização. É isso mesmo o que acontece: não tenha nenhum arquivo importante aberto no momento da desintalação ou você correrá o risco de perder todo o progresso feito nele. O Emsisoft Anti-Malware simplesmente reinicia seu computador no momento da desinstalação, sem nem ao menos avisar que fará isso!

Consumo exagerado de recursos de sistema

 Se você vai deixar o Anti-Malware procurar por arquivos e programas maliciosos, é melhor fazer isso logo antes de dormir e deixa-lo buscando durante a noite, especialmente se você estiver tendo problemas com a refrigeração de seu gabinete. O Emsisoft Anti-Malware consome recursos exageradamente, o que faz com que a maioria dos programas fique lento, às vezes até travando, e pode resultar num problema de superaquecimento de CPU. Além disso, as varreduras costumam demorar...

Worthy?
A nossa conclusão
 
 Não adianta olhar apenas um lado ou outro da moeda separadamente, mas sim pesar os dois lados, comparar com as outras opções e decidir se vale a pena ou não utilizar o Emsisoft Anti-Malware. No meu caso, em particular, o programa acabou detectando e bloqueando meu software de edição de partituras, o Finale, o que me obrigou a desinstalar o Anti-Malware. Mas o seu caso pode ser diferente: talvez você use o programa há anos e ele nunca tenha detectado nenhum falso positivo. Esta análise serve apenas para que você, usuário, possa ver o programa pelo meu ponto de vista e decidir se vale a pena ou não. E, claro, aos entusiastas, não esqueça de comentar sobre sua experiência!




Um comentário:

  1. o emsisoft possui um recurso que deve ser ativado para diminuir o numero de falsos positivos

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.