quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Música Nerd #5: Apocalyptica


 Hoje é quinta e quinta é dia de Música Nerd! Semana passada, substituímos os grandes mestres eruditos por uma banda de rock, o que gerou uma boa aceitação. Por isso, hoje iremos continuar falando de rock e metal. Isso não significa que nunca mais teremos música erudita no Música Nerd. Muito pelo contrário: significa que já não há mais limites quanto ao tipo de música que pode aparecer por aqui. Agora chega de papo e vamos ao que interessa: hoje, o Música Nerd vai falar sobre a banda Apocalyptica.

Um pouco de história

 Apocalyptica é uma banda de metal diferente das comuns. Não há guitarras. Não há contrabaixos. Há, apenas, violoncelos. E, atualmente, uma bateria. Tudo começou em 1993, quando quatro amigos violoncelistas, estudantes da Academia Sibelius, em Helsinque, na Finlândia, resolveram tocar arranjos de músicas do Metallica com seus instrumentos. Seus nomes eram Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen. A aceitação foi grande e, em 1996, lançaram seu primeiro álbum: Plays Metallica by Four Cellos (Tocando Metallica em Quatro Violoncelos, numa tradução livre). Os quatro continuaram tocando seus arranjos e começaram a escrever especialmente para a banda, também. Em 1999, Antero deixou o grupo e foi substituído por Perttu Kivilaakso, enquanto Max deixaria o grupo em 2002, deixando o Apocalyptica com apenas três membros. E assim permaneceram até 2005, quando o baterista Mikko Sirén se uniu oficialmente à banda que, até então, só contava com bateristas em participações especiais.


Um pouco de música

 Como já foi dito, a banda começou tocando única e exclusivamente covers de Metallica no violoncelo. Nada melhor que uma clássica como Master of Puppets para levantar o astral.



 Mas a inspiralçao da banda não vem só do rock e metal, mas também da música erudita. Nada mais óbvio, já que são músicos acadêmicos em uma universidade finlandesa. Um arranjo muito bom de uma música erudita é este In the Hall of the Mountain King, composto por Edvard Grieg.



 Recentemente lançado, o álbum 7th Symphony, o sétimo da banda, contém uma surpresa. Uma das músicas, Bring Them to Light, deveria ter sido lançada no álbum anterior, Worlds Collide. Aconteceu que a gravação para o sexto álbum da banda não alcançou as expectativas, nem do Apocalyptica, nem do vocalista convidado, Joe Duplantier. Por isso, decidiram regravar para o álbum seguinte. Os fãs de death metal não podem dizer que a espera não valeu.



Algumas curiosidades


  •  Algunos nomes cogitados para a banda antes de Apocalyptica foram "Jailhouse Band" e "Cello Sextet".


  •  Durante o Rock in Rio 2008, a banda tocou a Sinfonia Nº 5 de Beethoven, em apoio à Greenpeace. 


  •  Em alguns concertos, Apocalyptica toca Seek & Destroy, de Metallica. Este arranjo nunca foi gravado em estúdio.
  • Um comentário:

    1. Seu link já foi publicado! Sabia que agora o prêmio é de R$ 1.000?
      Esta semana vamos completar 1.000.000 de visitantes desde do lançamento do LP.
      Obrigado por colocar a troca de links.
      Atenciosamente.
      Antoani/Equipe Link Premiado
      http://www.linkpremiado.com.br

      ResponderExcluir

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.