quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Música Nerd #7: Antonio Lucio Vivaldi



 Quinta-feira é dia de...? Música Nerd! Esta semana iremos voltar um pouco mais na história, até o período barroco, para falar deste grande compositor e violinista, o padre vermelho, Antonio Lucio Vivaldi.

Um pouco de história

 Nascido em 4 de março de 1678, filho de Camilla Calicchio e Giovanni Battista Vivaldi , era o mais velho de sete irmãos. Seu pai, um talentoso violinista, que chegou a ser considerado um virtuoso, foi quem lhe introduziu nos caminhos da música, e também foi responsável por sua admissão da Orquestra da Basílica de São Marcos, onde se consagrou como um dos maiores, senão o maior violinista de seu tempo. Em 1703, tornou-se padre, mas, em 1704, foi dispensado de celebrar a Eucaristia, por conta de sua saúde frágil, tendo ele sofrido de asma. Por isso, passou a se concentrar no ensino de música para as crianças de um orfanato em Veneza, o que criou um grande elo empático entre Vivaldi e as crianças, tendo lhe inspirado à composição de diversas peças musicais.


Um pouco de música

 Vivaldi compôs por volta de 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. No entanto, é quase impossível falar de Vivaldi sem falar de sua obra mais conhecida: As Quatro Estações, uma suíte de quatro concertos para violino e orquestra, comumente executados em quarteto de cordas. O concerto mais conhecido desta suíte, provavelmente seja A Primavera.



 Seguindo de perto no quesito famosidade está o concerto O Inverno.



 Também muito belo é o concerto que representa O Verão.



 Para finalizar, hoje teremos uma quarta música aqui no Música Nerd. Claro que não poderia faltar O Outono.



Algumas curiosidades

  • Logo em suas primeiras horas de vida, Vivaldi correu perigo em função da saúde frágil. O recém-nascido estava tão debilitado a ponto da parteira ter-se apressado em batizá-lo ainda no quarto. Durante sua trajetória, o artista conviveu com a doença "strettezza di petto", uma angústia crônica que lhe provocava falta de ar.  

  •  Os cabelos ruivos, característica genética dos Vivaldi, rendeu ao compositor o apelido de "padre vermelho". Os historiadores afirmam que ele teria chocado o clero e sido suspenso das funções sacerdotais ao abandonar o altar em meio a uma cerimônia religiosa para supostamente compor um concerto. Mesmo longe da sacristia, o músico manteve uma relação cordial com a Igreja e tornou-se um dos mais influentes compositores do estilo barroco.

  •  O compositor recobrava a tranqüilidade, após as sérias crises de asma, graças aos cuidados recebidos permanentemente por uma espécie de séquito, composto de quatro a cinco pessoas que lhe eram indispensáveis e que criavam à sua volta um clima familiar e reconfortante. Esse grupo formado exclusivamente por mulheres: Annina, sua discípula, a irmã desta, Paolina, a mãe das duas, e mais uma ou outra moça, deu muito o que falar, especialmente sendo ele sacerdote. 

  •  A facilidade com que escrevia música era desconcertante. À margem do manuscrito de uma de suas óperas, havia uma anotação de Vivaldi que revelara que a tal obra fora inteiramente composta em cinco dias. Certa vez, havia conseguido compor dez concertos em apenas três dias.Na verdade, é dito que ele escrevia uma composição mais rápido que um copista conseguia copia-la.

  •  Apesar de belíssima, a obra de Vivaldi caiu em desgraça e saiu de moda quando ele era ainda vivo e só foi redescoberta na primeira metade do século XX e publicada na segunda metade.
  • Um comentário:

    1. adorei achar um link no ocioso sem ser de putaria, haha! muito interessante.
      minha parte favorita da 'As Quatro Estações' é a do Inverno! linda, linda :D

      ResponderExcluir

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.