domingo, 24 de outubro de 2010

Parque Fluvial do Paquequer

 Semana retrasada, como qualquer outra semana normal de trabalho, entrei em um ônibus da Viação Teresópolis, a fim de ir para o Rio de Janeiro, onde trabalho como pianista de uma igreja aos domingos. Logo de cara já reparei que alguém tinha espalhado panfletos por todo o ônibus, um em cima de cada poltrona. Eu normalmente ficaria irritado com isso, mas, como nunca tinha visto algo assim em um ônibus intermunicipal, resolvi pegar o panfleto e ler. Ainda bem, porque agora eu posso compartilhar com vocês essa iniciativa excelente do grupo Nossa Teresópolis para resgatar o verde da cidade.

O Parque da Cidade

 Quem mora ou já visitou a região serrana do estado do Rio de Janeiro já deve ter conhecido o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma grande área verde habitada por animais silvestres, com direito a cachoeiras e piscinas naturais. Agora, quem mora ou já visitou Teresópolis em particular, deve saber que um de seus maiores marcos ecológicos é também um grande monumento natural à poluição: o rio Paquequer. Acontece que o grupo Nossa Teresópolis está querendo mudar isso e, de lambuja, restaurar parte da área verde da cidade. Estamos falando do projeto que busca viabilizar a construção do Parque Fluvial do Paquequer.


  Localizado no centro da cidade, na área onde funcionava a antiga fábrica Sudantex, com aproximadamente 150.000m2, ele vem preencher uma lacuna em Teresópolis e reafirmar nossa vocação verde. Um local para passear, contemplar e estar junto à natureza, tendo a certeza de que aqui tem, no sentido real e figurado, o Dedo de Deus. Enfim, uma área para bosques, lagos, animais silvestres, flores e, acima de tudo, para conscientização ambiental e integração com o meio ambiente. Este será o Parque da Cidade, o Parque Fluvial do Paquequer, um projeto audacioso de um parque urbano que mudará Teresópolis, criando um novo eixo turístico de grande potencial. O projeto prevê a construção de uma avenida central, que cortará o parque de um extremo ao outro, permitindo fácil acesso a todas as áreas. O parque é um sonho ambicioso de uma Teresópolis melhor, mais bonita e acolhedora. Vale a pena sonhar, este é sempre o primeiro passo para a concretização de uma grande idéia.


 Gostou da ideia? Então passe no site do projeto e saiba mais sobre o Parque Fluvial do Paquequer. Aproveite para assinar o termo de adesão, totalmente gratuito, para apoiar o projeto, mesmo se você não for teresopolitano. Afinal, em tempos como os atuais, sempre vale a pena investir, mesmo que só um pouco do seu tempo, em um projeto como esse, que tentará, acima de tudo, despoluir o rio Paquequer e replantar o verde em uma cidade que segue cada vez mais rumo à selva de pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.