sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Planeta similar à Terra é descoberto

 Na última quarta-feira, 29 de outubro, a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos voltou seus olhos para o céu de um jeito diferente. Um astro com apenas três vezes a massa da Terra foi descoberto pelos astrônomos da Universidade da Califórnia e da Carnegie Institution de Washington orbitando a estrela Gliese 581, uma anã vermelha da constelação de Libra. Os bônus da descoberta são dois: o planeta tem capacidade para conter vida e fica a apenas 20 anos-luz da Terra.


  Isso significa que um objeto que viaje na velocidade da luz pode chegar em Gliese 581 g, como foi batizado o planeta, em apenas 20 anos terrestres. Os astrônomos julgam que o astro fica em uma região na qual um planeta pode apresentar água líquida para formar rios, lagos e oceanos, além de uma clima ameno, nem tão quente nem tão frio, devido à distância com a estrela. Acredita-se que sua órbita dure pouco mais de um mês terrestre, com as possíveis estações do ano durando dias. Para os astrônomos, o planeta é o primeiro descoberto fora do sistema solar que possui potencial real para conter vida. Os resultados das pesquisas serão publicados na revista científica Astrophysical Journal, mas estão disponíveis online no site arXiv.org. Até setembro, 490 planetas foram descobertos fora do Sistema Solar.

Um comentário:

  1. Legal o post! Já foi publicado! Sabia que o prêmio aumentou? Agora são R$ 1.000,00!
    Ontem tivemos 34.000 acessos, graças ao empenho e amizade de todos, agradeço de coração meus amigos! Nesta sexta feira, deixo a vocês um cordial abraço e o meu muito OBRIGADO!

    Atenciosamente.
    Antoani/Equipe Link Premiado
    http://www.linkpremiado.com.br

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.