sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como criar pausas de vários compassos no Finale

 Por esses dias, estive conversando com um amigo quando ele me perguntou se eu sabia criar pausas de vários compassos no Finale, software profissional para edição de partituras. Eu disse que sim, sabia, mas era difícil explicar na boca. Fiquei de criar um tutorial para ele e, agora, estou cumprindo minha promessa e, de quebra, aproveitando para dar mais esta dica para todos os músicos que usam o Finale. Se desejar ver as imagens em tamanho real, dê um clique sobre elas.


 Para começar, abra, no Finale, a partitura com vários compassos de pausa que você deseja transformar em uma única pausa de vários compassos.


 O próximo passo é selecionar todos os compassos da música. Você pode fazer isso através do comando Edit > Select All ou simplesmente usar o atalho Ctrl+A, no teclado.

 Agora que os compassos já foram selecionados, basta usar o comando Edit > Multimeasure Rests > Create. Em algumas versões mais antigas, será necessário selecionar a ferramenta Compasso (Measure Tool) para, em seguida, utilizar o comando Measure > Multimeasure Rests > Create, já que esta opção se encontrará no menu Measure, ao invés de no menu Edit.

 Pronto! Os compassos de pausa já estão agrupados em uma única pausa de vários compassos.


 Agora você já sabe como criar pausas de vários compassos no Finale. Apesar de este tutorial ter sido criado com o Finale 2010, ele deve ser útil para qualquer versão do Finale. Obrigado ao Rogério Costa por informar quanto à Measure Tool, no Finale 2006. Dúvidas? Use o campo de comentários abaixo para deixar o post ainda melhor!


3 comentários:

  1. Sibelius 4Ever!!1!11one!1! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anônimo!
    Se você quiser mandar dicas do Sibelius, ficarei muito feliz em postar aqui no blog também. Só não faço eu mesmo meus tutoriais porque não uso e nem tenho o programa...
    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.