quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Música Nerd #10: Franz Liszt


 Hoje é quinta-feira, e quinta-feira é dia de Música Nerd! Hoje viajaremos até a Hungria do século XIX para falar um pouco deste grande compositor e pianista. Com vocês, o nerd do piano: Franz Liszt.

Um pouco de história

 Nascido em 22 de outubro de 1811, sendo neto do pianista, violinista e organista Sebastian Liszt, e filho do pianista, violinista, violoncelista e violonista Adam Liszt, Franz Liszt esteve em contato com a música, e música de concerto, desde os primeiros dias de sua vida. Ainda pequeno demonstrava um grande interesse pelo piano, tendo seu pai começado a lhe ensinar quando ele tinha sete anos. Aos oito, Liszt já compunha. Mais tarde, veio a se tornar aluno de Carl Czerny, que, por sua vez, tinha sido aluno de Ludwig van Beethoven em pessoa. Na área da composição, Liszt recebeu aulas de Antonio Salieri, diretor de música da corte de Viena. Mas foi graças a um concerto de caridade, feito por Nicolò Paganini, em 1832, enquanto morava em Paris, que Liszt se tornou o virtuoso que foi: ele queria ser tão bom no piano quanto Paganini era no violino.

Um pouco de música

 Franz Liszt foi um compositor muito prolífico, tendo escrito mais de mil peças musicais. No entanto, uma das músicas mais conhecidas do compositor vem a ser esta Rapsódia Húngara.



 Uma outra peça para piano também muito bonita é esta que recebe o nome de Consolação. É a terceira peça com este nome criada pelo compositor.



 E, como não poderia deixar de ser, terminamos com uma peça virtuosista do compositor húngaro, esta chamada de Tempestade Suíça.



Algumas curiosidades


  •  Conta-se que, certa vez, durante uma recepção em um palácio, o chapéu de Liszt caiu, rolando escada abaixo. Uma princesa russa, aproximando-se de Lizst, exclamou: "Oh, seu chapeu caiu, senhor!". Ele respondeu: "Deixe! Por causa de seu encanto já perdi a cabeça, de modo que o chapéu não me serve mais". 

  •  Existe um filme de 1975 chamado Lisztomania, que conta, como uma paródia, as vidas de Liszt e Wagner. No filme, Liszt é o primeiro astro do rock e, depois de se converter ao catolicismo, recebe a missão do Papa de exorcisar a seu amigo Wagner.

  •  Foi dito que uma das músicas mais conhecidas de Franz Liszt é sua Rapsódia Húngara nº 2. Este sucesso se deve, principalmente, à utilização da música em desenhos animados, como Tom e Jerry e Pernalonga.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.