quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Música Nerd #9: Kansas


 Continue, meu filho teimoso! Hoje é quinta e quinta, como vocês já sabem, é dia de Música Nerd. Hoje, falaremos sobre uma banda não muito conhecida entre nós, brasileiros, mas com certeza muito querida pelos americanos. Estamos falando de Kansas!

Um pouco de história

 Em 1970 surgia a banda Kansas, formada por Dave Hope (baixo), Phil Ehart (bateria), Kerry Livgren (guitarra), Lynn Meredith (vocal), Don Montre (teclado), Dan Wright (teclado) e Larry Baker (saxofone), na cidade de Topeka, nos Estados Unidos, estado do Kansas. Essa formação durou até 1971, quando Ehart deixou a banda para morar na Inglaterra, sendo substituído por Zeke Lowe e, posteriormente Brad Schulz, na bateria. Hope e Baker também acabaram saindo, e foram substituídos por Rod Mikinski, no baixo, e John Bolton, que, além de saxofonista era flautista. Pouco depois, Phil Ehart e Dave Hope montaram a banda White Clover com, Robby Steinhardt (violino e vocal), Steve Walsh (teclado e vocal) e Rich Williams (guitarra). Enquanto isso, o Kansas original definhava e acabou não tendo mais como prosseguir. Assim, a White Clover pôde convidar Kerry Livgren e assumir o nome da antiga banda. Assim surgiu a banda Kansas. Desta formação mantiveram-se até hoje Phil Ehart, Richard Williams, Steve Walsh e Kerry Livgren, tendo recrutado, também, David Ragsdale (violino) e Billy Greer (baixo).


Um pouco de música

 É literalmente impossível falar de Kansas sem lembrar de Carry On Wayward Son, uma das músicas mais conhecidas e aclamadas da banda no Brasil e em quase todo o mundo, embora o sucesso da canção se deva, em grande parte, ao uso da mesma na série Supernatural.



 No entanto, nos Estados Unidos a história é outra. A terra natal da banda, que viu cada música de sua carreira, prefere a balada Dust in the Wind.



 Uma outra canção também bem interessante e que faz muito bom uso do tão citado violino é Portrait.



Algumas curiosidades


  • O Kansas é chamado carinhosamente de "banda dos caipiras". Nada mais justo, já que todos são interioranos.

  •  Assim como várias outras bandas, o Kansas também gravou alguns álbuns e fez alguns concertos tocando com orquestras. No entanto, isso não causou o impacto desejado. Talvez pelos arranjos totalmente não-empolgantes e pelo pouco uso da orquestra, que é totalmente jogada para segundo plano.

  •  O grande sucesso mundial da música Carry On Wayward Son se deve, principalmente, a dois fatores: a vasta utilização da música na trilha sonora da série Supernatural e a aparição da música nos games Guitar Hero e Rock Band. Por conta disso, em alguns lugares é comum ouvir pessoas se referindo ao Kansas como "a banda de Carry On Wayward Son".
  • 2 comentários:

    1. Kansas é bom demais, uma das minhas bandas favoritas! Com certeza não é só "a banda de Carry On Wayward Son". Pra quem só conhece essa música, indico escutar os álbuns Masque e Leftoverture.

      ResponderExcluir
    2. Verdade. Pra mim, Leftoverture é o melhor. x]

      ResponderExcluir

    Regras para um blog melhor:

    1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
    2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
    3) Não floode;
    4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
    5) Seja educado e use o bom senso.