quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Você sabe como funciona um ventilador?

 Isso mesmo: um ventilador. Ah, mas peraí, Thiago! Isso não é um blog de nerds? Feito por um nerd? Para nerds? Calma! Antes de mudar para outra página, saiba que o funcionamento de um ventilador é bem mais complexo do que você imagina!


 Mas como complexo? É óbvio o que ele faz, certo? Resfria o ambiente através da circulação do ar, correto? Se você pensava assim, prepare-se para abrir a mente e saber: os ventiladores não resfriam, mas aquecem o ambiente!


 Parece conversa de maluco? Mas não é: é ciência pura. A sensação de refrescância que temos ao ligar o ventilador se dá pelo fato de que a circulação do ar faz o suor evaporar. Com a evaporação do suor, o corpo elimina o calor. Sendo assim, quanto maior a evaporação, mais o frescor. Isso é equivalente a dizer que o ventilador refresca o corpo porque rouba o calor dele. E quanto mais rápido isso acontece, maior a sensação de frescor. Agora entendeu por que as velocidades maiores refrescam mais, certo?


6 comentários:

  1. Discordo!
    O ventilador nem esfria e nem aquece, ele só faz o ar circular! Num ambiente quente, ele fará o ar quente circular e no ambiente frio, fará o ar frio circular, isso explica porque não ligamos ventilador no inverno, pois ele fará o ar frio circular, aumentando a sensação térmica.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Leandro, de fato o ventilador, no frio, faz com que sintamos ainda mais frio, mas isso não se deve ao fato de o ambiente ficar mais frio. Com o ambiente mais quente graças à circulação de ar (ar frio, como você bem disse), ao invés de o suor evaporar (suor este que, no frio, não existe), ele aparecerá, fazendo com que o corpo se resfrie ainda mais. No entanto, é óbvio que, bem antes disso acontecer, nós já teremos desligado o ventilador, por causa da circulação de ar frio.

    ResponderExcluir
  3. puts.. os kra tao discutindo por causa dum ventilador huasuhasuhauhsuha

    ResponderExcluir
  4. Aehauehauehuaheuaea!
    Colocando as coisas dessa forma realmente ficou muito engraçado. xD

    ResponderExcluir
  5. Tem coisa errada ai.
    Ele não esquenta o ambiente, nem esfria. O ventilador apenas direciona o fluxo do ar ambiente pra determinada área.
    E se é pra ser nerd, que seja de vez:
    O que acontece é que, com o fluxo de ar ambiente direcionado a determinado ponto, há uma mudança na pressão. Quando estamos com calor, nós suamos. Quando o ventilador direciona o fluxo de ar para o nosso corpo suado, há uma diminuição da pressão(pois o ar está circulando) nas gotas de suor, que graças a essa diminuição de pressão evaporam mais facilmente... com isso, parte do calor é eliminado temos uma melhor sensação térmica.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Anônimo! Essa parte eu não sabia.
    Todas as informações que eu usei neste post encontrei na revista Mundo Estranho de alguns meses atrás.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.