quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mitos Reais #6: Pé Grande



 Estamos de volta com mais um intrigante artigo de nossa seção "Mitos Reais". Hoje viajaremos de nossas casas até as florestas mais densas, em busca de uma das criaturas mais procuradas pelos norteamericanos: o Pé Grande.


O mito

 O Pé Grande é uma criatura que, há muito, habita as lendas norteamericanas. Diversas controvérsias e intrigas já foram levantadas em busca da verdade que nunca foi encontrada. Muitos retratam o Pé Grande como sendo um primata gigantesco, de quase 4 metros de altura. Outros o retratam como um humano muito alto e peludo. Outros, ainda, dizem que ele é um misto entre humano e macaco. No entanto, a maioria das lendas concorda que o Pé Grande não recebeu este nome à toa, mas que ele possui, realmente, pés imensos, geralmente humanos.





A realidade

 Para aqueles mais evolucionistas que pensaram em um elo perdido, saibam que estão muito enganados: de humano o pé grande só tem a habilidade de se locomover em postura ereta. Afora disso, ele é, essencialmente, um gorila. Obviamente um gorila bem alto, mas não exageradamente: de pé, o Pé Grande pode medir de 2 a 3 metros de altura em idade adulta, nunca menos e nem mais do que isso. Ainda não se sabe, no entanto, o real parentesco entre o Pé Grande e os primatas africanos, mas é certo de que não se trata de um hominídeo. O Pé Grande habita as florestas montanhosas dos Estados Unidos, jamais tendo sido encontrado em outras regiões (não confunda com o Yeti tibetano).

A ciência

 Como dito anteriormente, o Pé Grande é, simplesmente, uma raça um pouco avantajada de gorilas norteamericanos. Apesar de ser onívoro, se alimenta basicamente de frutas. Seu DNA é praticamente idêntico ao de seus primos africanos, bem como a maior parte de seus genes. Apenas algumas diferenças são encontradas entre o Pé Grande e o gorila real, como o gene que determina a altura, a postura, e o tamanho dos pés. Além disso, obviamente, o Pé Grande encontra-se muito mais ameaçado de extinção do que os gorilas, já que sua existência ainda não foi divulgada oficialmente.

O esconderijo

 É exatamente este risco tão eminente de extinção que impede o Pé Grande de ser encontrado. Estima-se que existam, aproximadamente, cinco exemplares vivos da espécie. O Pé Grande aprendeu, ao longo dos anos, que é melhor se manter afastado dos outros animais para se conservar, ainda que não tenha predadores em sua zona nativa: as florestas montanhosas dos Estados Unidos. Além disso, o Pé Grande é extremamente bairrista, comunitário e nômade, o que significa que os grupos (ou, na verdade, o grupo) de pés grandes estão sempre se instalando em novos lugares, quando se instalam não vão muito longe de seus ninhos, e jamais se afastam de seus companheiros, enterrando-os quando eles morrem. Além disso, apesar de serem tão grandes, seus pés são macios, impedindo-os de deixar muitos rastros pela floresta. Todas estas características só os ajudam: sabem que, se forem encontrados por aquela espécie peculiar de macacos pelados, correrão riscos muito maiores que seus pés.

___________________________________________________________

Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

5 comentários:

  1. Muito interessante essas análises que você faz dos mitos. Anda estudando mitologia? xD

    ResponderExcluir
  2. @Light Pode-se dizer que sim, mas a verdade é que eu sou um grande curioso. =D

    ResponderExcluir
  3. Eu vi também que o Pé Grande é uma raça que vivia na época dos dinossauros e, simplesmente sobreviveu.

    ResponderExcluir
  4. Existe sim!Aqui na cidade que eu moro,tem um gringo nórdico que calça 48, tem 2 metros de altura e 1 metro de largura!Trabalha em uma madeireira e carrega dois sacos de cimento de cada vez!
    dahoralinks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ri do comentário acima. HAHAHA

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.