quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mitos Reais #8: Unicórnio




 Estamos de volta com mais um de nossos Mitos Reais! Hoje, abordaremos uma criatura tão mística e tão fantástica que, há muito, tem habitado o imaginário popular de tal maneira que ainda tenta-se provar sua existência. Entenda, agora, por que não será possível comprovar a existência dos: unicórnios.


O mito

 O unicórnio (de acordo com a Wikipédia, também chamado de licórnio) é uma criatura muito semelhante a um cavalo, que poderia ser considerada como um cavalo se não tivesse um chifre no topo de sua cabeça. Geralmente é retratado na cor branca e costuma ser associado à magia, à bondade e à pureza. Embora a maioria das lendas diga que ele não tem nenhum poder muito especial, nos dias de hoje tem se tornado comum retratar o unicórnio como uma criatura capaz de disparar arcos íris de seu chifre. Nas lendas tradicionais, o unicórnio é o símbolo da pureza e, por isso, costuma-se dizer que somente uma mulher virgem consegue se aproximar dele.

A realidade

 Os unicórnios da vida real, de fato, são semelhantes a cavalos e, de fato, possuem um único chifre no topo de suas cabeças. Pode-se dizer que, no quesito aparência, eles são exatamente iguais aos unicórnios das lendas, com exceção da aura mágica e o misticismo comumente associados à criatura. Além disso, o unicórnio é um animal mamífero e que pode correr a grandes velocidades, ainda mais veloz do que o mais veloz dos cavalos.

A ciência

 Descendente do mesmo ancestral dos cavalos, o Hyracotherium, o unicórnio desenvolveu um chifre em espiral no topo de sua testa para tornar mais fácil a vida nas florestas em que sempre viveu. Nos dias de hoje, ele se tornou uma criatura solitária, vivendo, quando muito, apenas com outros unicórnios, e procurando sempre manter a distância de qualquer outro animal. Quando encurralado, é com o chifre que o unicórnio se defende, tornando-se selvagem ao extremo. Por vezes, esta atitude solitária acaba se estendo a outros unicórnios, o que contribuiu para a aniquilação da espécie que, atualmente, encontra-se em perigo de extinção. Estima-se que existam, atualmente, muito poucos unicórnios vivos, apesar de esta criatura ter um ciclo de vida de, aproximadamente, 220 anos.

O esconderijo

 Como dito, os unicórnios encontram-se em risco de extinção, que é agravada pelo comportamento solitário da criatura. Além disso, eles são capazes de se mover a grandes velocidades nas florestas e bosques onde vivem, sendo profundos conhecedores de seu habitat e jamais mudando de local durante toda a vida, a não ser que seja ameaçado. Exatamente por ser tão solitário, o unicórnio prefere se manter em florestas densas, onde há pouco para onde correr se o animal não conhece o caminho. Cada uma destas características contribuem para a ausência de provas de sua existência. Além disso, quando um unicórnio é encurralado (quando um ser humano tenta captura-lo ou examina-lo à força, por exemplo), o unicórnio torna-se um animal extremamente agressivo. Infelizmente, sem a ajuda de humanos que possam cria-lo em cativeiro, a extinção é quase certa para a espécie. Enquanto isso, as buscas por provas continuam.


_______________________________________________________
Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência.

6 comentários:

  1. Hum, essa história me lembrou de um teaser que eu vi hoje no Omelete de um filme norueguês que se chama "Trollhunt". É aquele tipo de filme estilo documentário, que mostra as coisas com um tom de verdade impressionante, só para deixar aquela aura de dúvida em quem assiste.

    ResponderExcluir
  2. Faltou pelo menos uma foto real pra dar valor ao texto.

    ResponderExcluir
  3. "Este post faz parte da seção "Mitos Reais", que é uma seção de ficção. Qualquer semelhança com a vida real pode ou não ser mera coincidência."
    Ufa ainda bem que tinha isso embaixo, pq sem provas o cara sabre onde vivem, quanto tempo e ate se e em bando ou nao e muito doido, mas e triste nao ter discursoes idiotas aki como nos outros post da msm serie.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, você leu a última parte do post antes de perguntar sobre a fonte? Este artigo é fictício. :D

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.