segunda-feira, 4 de abril de 2011

Seção da Nah #5: Natureza Curiosa





 Você gosta de apreciar a natureza? Repara nas cores e nas formas das plantas à sua volta? Mas qual a planta mais curiosa que você já viu ou ouviu falar? Não falta esquisitice diversidade na postagem de hoje!

Exagero no tamanho

 Todos sabemos que há partes do nosso corpo que nunca param de crescer, certo? Consegue imaginar uma planta que nunca para de crescer? É o caso da Welwitschia mirabilis (conhecida também como Tumboa), que só existe no deserto do Nanibe, Angola. Planta rasteira, seu caule não cresce e possui apenas duas folhas, que crescem durante toda a vida (estima-se até 1000 anos!). Já em altura temos a Sequoia, árvore nativa da América do Norte que pode viver por milênios. Nesse período, podem atingir mais de 100m de altura e algumas dezenas de largura. Olhar pra cima te cansa? Então é melhor conseguir uma lupa pra ver os detalhes da Wolffia angusta, planta aquática do tamanho da cabeça de um alfinete!

Que cheiro horrível!

 Além de ser a maior flor do mundo, a Titan arum (Amorphophallus titanium) também é a mais fétida! Ela chega aos 3m de altura, pesa até 75kg e cheira a cadáver! Ela foi descoberta na Ilha de Sumatra (Indonésia), em 1878. Semelhante a esta, temos a Rafflesia arnoldii, também da Indonésia e com cheiro semelhante, que chega a medir 106cm de diâmetro e a pesar 10kg. Esta na verdade é um parasita, não tem caule, folhas ou raíz, evita a fotossíntese e retira nutrientes do hospedeiro. Por que o mal cheiro? Ambas se aproveitam do odor para atrair moscas que as polinizam.

Perigosas

 Não dá pra dizer qual é a mais venenosa, os efeitos variam de pessoa para pessoa, mas dá para citar algumas bem conhecidas. A Comigo-Ninguém-Pode, planta que muitos cultivam em casa e dizem que espanta mau-olhado, se mastigada fere as mucosas da boca, faringe e cordas vocais. A inflamação causa inchaços que impedem a passagem do ar e podem levar à asfixia. O Jiquiriti, planta que ficou famosa no filme "A Lagoa Azul", forma coágulos e impede a circulação sanguínea quando mastigada. A Mamona tem efeito semelhante ao do Jiquiriti. Há casos de morte de crianças que ingeriram uma única semente, e de adultos que comeram duas delas. O Copo de Leite, flor tão elegante, também é venenoso. Além de provocar asfexia se ingerida, pode causar lesão na córnea se entrar em contato com os olhos. Muitas plantas de jardim são venenosas e até aquelas usadas como medicamento, se preparadas de forma errada ou utilizadas com exagero, podem levar a pessoa ao óbito. No caso de acidentes, siga para um hospital. Irão avaliar e medicar conforme o tipo de entoxicação que a pessoa teve.

Geneticamente gigante

 O Paris japonica tem o maior genoma conhecido. Vegetal encontrado no Japão, possui o DNA 50 vezes maior que um humano. DNAs maiores necessitam de mais tempo para que as células os copiem para a divisão, demorando mais para completar seu ciclo de vida. Plantas com material genético gigante se adaptam menos à solos poluídos e pouco capazes de tolerar condições climáticas extremas, o que as faz correr mais risco de extinção.

 Não sei quanto a vocês, mas eu achei muito interessante! Há tanta diversidade a nossa volta e muitas vezes nós nem paramos pra observar. Você conhece mais alguma planta curiosa? Deixe um comentário! Bom início de semana!

2 comentários:

  1. legal. sempre gostei de herbologia. parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Boa seleção. mas faltou falar da musica dos mamonas. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.