quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Conheça a Wikipédia do futuro

 Já faz algum tempo que a Wikipédia tem sido referência máxima, tanto de conteúdo, quanto de controvérsias. A enciclopédia livre tem se destacado desde seu lançamento, em 15 de janeiro de 2001, como fonte de conhecimento online, mas, também, como o site aonde as informações podem ser editadas por qualquer pessoa.


 No entanto, a eniclopédia livre sempre teve uma pequena limitação: apesar de todas as ferramentas que possibilitam a inclusão de arquivos multimídia em seus artigos, a Wikipédia é, principalmente, baseada na leitura de textos. Pensando nisso foi criado o Qwiki.


 Com um nome criado a partir de um trocadilho envolvendo as palavras "wiki", que nada mais é do que o formato de documento online colaborativo, iniciado pela Wikipédia, e "quick", rápido em inglês, o Qwiki é uma espécie de Wikipédia interativa. Ao invés de artigos escritos, o Qwiki possui vídeos e apresentações de slides informativos, possibilitando a rápida assimilação e compreensão do objeto de estudo. Dê uma olhada nesta wiki sobre Douglas Adams:



 O Qwiki ainda encontra-se em seu estágio inicial, ou fase alpha, mas já dá para notar um grande potencial no site. Infelizmente para nós, brasileiros, o único idioma disponível, por enquanto, é o inglês. No entanto, quem sabe o que podemos esperar para o futuro? Afinal, se a Wikipédia encontra-se disponível em 272 idiomas, em quantos idiomas será possível visualizar sua suposta evolução?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.