quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Música Nerd #21: Frédéric François Chopin

 Hoje é quinta novamente. E quinta é dia de Música Nerd. Depois dos problemas enfrentados semana passada (e desde o início do ano, para quem mora na região serrana do RJ), estamos de volta com a corda toda. Hoje ficaremos com um pouco da música deste gênio, deste músico, deste nerd: Frédéric François Chopin.

Um pouco de história 

 Nascido em 1 de março de 1810, sob o nome de Fryderyk Franciszek Szopen, e falecido em 17 de outubro de 1849, Chopin era filho de um professor de francês e de uma pianista. Apesar disso, por serem poloneses, sempre falavam em polonês em casa, mesmo depois de se mudarem para a França. Isso acabou causando que Fryderyk dominasse apenas o polonês, tendo certa dificuldade com o francês. Foi ensinado no piano ainda pequeno por sua irmã Ludwika e, mais tarde, por sua mãe. Aos sete anos já tinha composto duas Polonaises, e foi considerado um prodígio, passando a se apresentar em público aos oito anos. Aos vinte anos se mudou para a França, onde consolidou sua carreira musical sob o nome afrancesado de Frédéric François Chopin.


Um pouco de música 

 Chega a ser difícil falar de Chopin e não se lembrar de sua peça mais célebre, este "Noturno em Mi bemol Maior" que, sem dúvida, é uma de suas peças mais famosas.



 No entanto, a peça mais famosa de sua coletânea de composições, muito provavelmente, é esta: a "Marcha Fúnebre", terceiro movimento da "Sonata para Piano Op. 35 No. 2".



 Para finalizar, nada melhor que a "Polonesa em Sol menor", escrita por Chopin aos seus sete anos de idade, neste vídeo, sendo executada por uma garota de oito anos de idade.



Algumas curiosidades 


  • Segundo seus biógrafos, o talento musical de Chopin revelou-se quando ele ainda era apenas um bebê. Antes de completar um ano, o garoto engatinhava embevecido para debaixo do cravo que a mãe, Justina Krzyzanowska, tocava em casa. Consta que, certa feita, ao ouvir marchas militares, o pequeno Chopin chorou desesperadamente, emitindo gritos inconsoláveis de pavor. Mais tarde, ao ser indagado por parentes a respeito do episódio, ele diria que desde muito cedo odiara músicas barulhentas e vazias. Por esse mesmo motivo, o compositor afirmava que sempre abominara a obra de Beethoven, que considerava "barulhenta" demais. 

  • Assim como muitos músicos de sua época e de épocas anteriores, Chopin sofria de tuberculose, doença que o acabou levando à morte. Além disso, o compositor sofria de uma doença pulmonar crônica. 

  • Os restos mortais de Chopin estão no cemitério Père Lachaise, em Paris. Dentro da urna mortuária, foi depositada uma taça de prata cheia de areia polonesa, um presente que ele guardara por toda a vida e que lhe fora ofertado pelos amigos quando, ainda jovem, deixara sua terra natal. Cerca de três mil pessoas compareceram à cerimônia fúnebre, em que foi interpretada o Réquiem de Mozart, conforme desejo manifestado pelo compositor pouco antes de falecer. O coração de Chopin, extraído de seu peito logo após a morte, foi enviado para a catedral de Varsóvia, na Polônia. 

  • Ao chegar a Paris, o polonês Chopin procurou tomar aulas com o pianista Frederico Kalkbrenner, um de seus ídolos musicais. Mas quando esteve na capital francesa e viu Chopin tocar, o compositor Felix Mendelssohn aconselhou-o a abandonar as lições com Kalkbrenner. Mendelssohn julgava tudo aquilo uma grande perda de tempo. "Você não vai aprender nada com isso, pois toca muito melhor que ele", sentenciou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.