quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Música Nerd #24: Tarja Turunen


 Hoje, quinta-feira, como todos já sabemos, é dia de Música Nerd. Estão todos esperando as novidades aqui no blog? Então vocês não perdem por esperar. Amanhã muita coisa será revelada. É esperar para ver. Enquanto isso, vamos conhecer um pouco sobre esta maravilhosa música e cantora, considerada por muitos a rainha do rock: Tarja Turunen.

Um pouco de história

 Nascida em 17 de agosto de 1977, Tarja Turunen sempre demonstrou grande aptidão musical, desde bem pequena. Foi sua mãe a primeira a reparar isso quando, em uma festa da família em 1980, Tarja cantou em público pela primeira vez. Daí para colocar a menina no coral infantil de sua igreja não tardou muito. Aos seis anos, Tarja começou a ter aulas de piano, mesmo morando a cerca de vinte quilômetros do local das aulas. Na escola, Tarja era costumeiramente convidada a se apresentar cantando em festas da escola. Aos quinze anos começou a ter aulas de canto lírico e, no mesmo ano, se apresentou pela primeira vez a uma platéia de mais de mil pessoas, cantando em um concerto de Natal. No ano de 1996, estando ela com dezenove anos, foi convidada por seu colega de classe da Academia Sibelius de Artes, Tuomas Holopainen, a participar de um projeto acústico com um outro colega, o guitarrista Emppu Vuorinen. Assim nascia a banda Nightwish. Mais tarde, no entanto, Tarja viria a se separar do grupo, em 2006. A partir de então, Tarja vem seguindo carreira solo.


Um pouco de música

 É impossível falar de Tarja Turunen sem pensar no Nightwish. A banda, onde foi vocalista por 10 anos até ser demitida, foi a principal responsável pelo surgimento de Tarja na mídia. Há quem diga, porém, que Tarja foi a principal responsável pelo surgmineto da banda na mídia. Controvérsias a parte, um belíssimo exemplo da voz de Tarja à frente do grupo é esta música, entitulada "Nemo".



 Ainda falando de Tarja no Nightwish, temos o belo arranjo criado pela banda de um grande clássico da música erudita: "The Phantom of the Opera", mais conhecido no Brasil como "O Fantasma da Ópera".



 Em sua carreira solo, Tarja continua cantando e encantando com sua voz. Alguns ousam afirmar que, depois da saída do Nightwish, o canto de Tarja melhorou ainda mais. Um exemplo que permite que os ouvintes tirem suas próprias conclusões é "Until my Last Breath".



Algumas curiosidades

  • Além do Nightwish, Tarja também participou de um outro conjunto musical, entitulado "Noche Escandinava", que tem como objetivo difundir a música finlandesa em países latino-americanos. Participam do grupo, ao lado de Tarja: Marjut Paavilainen, Ingvild Storhaug, Izumi Kawakatsu e Juha Koskela.
  • Tarja é dona de um Nissan Primera e de um Fiat 699, mas, quando está na Argentina, deixa para o marido a tarefa de dirigir. Segundo ela, "o trânsito argentino é muito louco".
  • Tarja tem dois irmãos, Toni e Timo, que também são cantores.

7 comentários:

  1. Tarja Turunen é minha deusaa... eu adoro a música i walk alone do album My Winter Storm... o som dela é otimoo

    ResponderExcluir
  2. Tarja cantando "Wish I had an angel" junto com o Marco é uma das músicas mais fodas que eu conheço.

    ResponderExcluir
  3. Tarja é simplesmente a melhor cantora do mundo!!
    Tarja DEUSA :D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza Tarja Turunen é a rainha do rock ou melhor dizendo a DEUSA do rock. Ghost Love Score na minha opinião não uma musica e sim uma obra prima

    ResponderExcluir
  5. Tarja na verdade nasceu em 17 de Agosto, não 13. :)

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.