quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Música Nerd #23: Christopher Tin


 Esta semana um acontecimento muito importante tomou parte no mundo da música: a entrega do prêmio Grammy, o maior prêmio de música do mundo. No entanto, não foi só o mundo da música que se sentiu abalado, mas também o mundo dos games. Isso porque um dos contemplados com o prêmio foi uma música de videogame. Como não poderia deixar de ser, o escolhido para o Música Nerd desta semana é o compositor da música em questão, ninguém menos que: Christopher Tin.

Um pouco de história

 Nascido e criado no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, Christopher Tin estudou nas universidades de Oxford e Stanford. Nesta última, Tin se envolveu no grupo de taiko drums da universidade, a Stanford Taiko, e chegou a reger o coro Stanford Talisman, inclusive nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Se graduou bacharel em artes em 1998, recebendo honras em música e literatura inglesa. No ano seguinte, tornou-se mestre em ciências humanas pela mesma universidade.


Um pouco de música

 Tin, apesar de todo seu talento, acabou se destacando, principalmente, por causa de uma única música. Música, essa, que garantiu seu lugar no Grammy. Estamos falando de "Baba Yetu", o tema do game "Civilization IV".



 Uma outra música bem interessante composta por Christopher Tin chama-se "Se é pra vir, que venha". Não, você não leu errado: a canção é em português mesmo.



 Para finalizar, nada melhor do que uma música clamando pela paz e o descanso eterno: "Lux Aeterna", cantada em latim.



Algumas curiosidades

  • As três músicas apresentadas neste post fazem parte da obra mais famosa de Tin, o cliclo "Calling All Dawns", que conta com doze canções, cantadas em doze línguas.
  • A música "Baba Yetu" foi a primeira música de videogame a ganhar o famoso e respeitado prêmio Grammy, assim como a primeira a ser indicada para tal prêmio. Ganhou nas categorias de "Melhor Álbum Clássico Misto" e "Melhor Arranjo Instrumental com Acompanhamento Vocal".
  • Christopher Tin trabalhou em diversas obras para televisão e cinema, entre elas: "X-Men 2", "Lilo e Stitch 2", "O Inferno de Dante", e nos canais Discovery Channel, History Channel e New York Times Television.
  • Além do Grammy, Tin já foi premiado com diversos outros prêmios: primeiro lugar na Competição Internacional de Escrita Musical, finalista no Concurso John Lennon de Escrita Musical, prêmio Horovitz de Composição, do Royal College of Music, e o prêmio GANG (Game Audio Network Guild).
  • A tão comentada "Baba Yetu" possui, em sua letra, nada menos que a oração do Pai Nosso.

Um comentário:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.