sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ditos populares

 Por esses dias, recebi um e-mail muito interessante que falava sobre ditos populares. Era bem simples, na verdade, ele mostrava um dito popular, da maneira como falamos hoje, e, então, lhe dava a maneira original. Achei uma coisa tão interessante, tão legal (e tão nerd), que resolvi postar aqui para vocês! Vejamos, então, os ditos populares como são e como são falados.


1. "Este menino não pára quieto, parece que tem bicho-carpinteiro"

Oras, mas que raio de bicho-carpinteiro é esse? Eu já ouvi falar em barbeiro, arqueiro, construtor, mas carpinteiro é a primeira vez que eu escuto (ou leio). Na verdade, o correto seria:

"Este menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro"

 Agora sim tá explicado!

2. "Batatinha quando nasce se esparrama pelo chão"

 Mas se a batata é uma raiz, como ela pode se esparramar pelo chão se ela está debaixo da terra? Portanto, o correto só pode ser:

"Batatinha quando nasce espalha as ramas pelo chão"

 Agora faz muito mais sentido. Quando uma batata nasce, ela brota da terra e espalha as suas ramas no lugar onde nasceu, ou seja, no chão.

3. "Cor de burro quando foge"

 E por acaso burro muda de cor quando está fugindo? Qual é a cor que ele assume? Por que ele muda de cor? Burro é alguma espécie nova de camaleão? Calma! Acontece que o correto é:

"Corro de burro quando foge"

 Afinal, eu é que não quero ficar no caminho de um quadrúpede daquele tamanho enquanto ele tenta desesperadamente alcançar seus objetivos.

4. "Quem tem boca vai a Roma"

 Esse até que faz sentido. Afinal, quem sabe se comunicar consegue chegar a qualquer lugar. Acontece que o sentido original do ditado não era bem esse, mas:

"Quem tem boca vaia Roma"

 Isso mesmo: do verbo vaiar!

5. "Cuspido e escarrado"

 Um ditado meio nojento, mas que até que faz algum sentido. Afinal, quando alguém se parece muito com outra pessoa, costuma-se dizer que ele é essa outra pessoa "cuspida e escarrada". Agora, pensando bem, não faz muito sentido, certo? Convido àqueles dotados de um estômago forte a imaginar uma pessoa, literalmente, cuspida e escarrada. Não ficou muito bonita, não é mesmo? Portanto, vejamos o correto:

"Esculpido em carrara"

 Carrara, o Agostinho da Grande Família um tipo de mármore. Afinal, faz bem mais sentido dizer que, quando uma pessoa se parece muito com outra pessoa, ela é essa outra pessoa "esculpida em carrara".

6. "Quem não tem cão caça com gato"

 Outra que faz algum sentido. Quem não possuir um cachorro não precisa ficar de fora de uma caçada se possuir um gato. É só usar o gato para desempenhar o papel do cão. Dono de gato como sou, sei muito bem que, na prática, este ditado não funcionaria muito bem, pois, quando eu olhasse para minha gata com cara de "vamos caçar" ela ia me olhar com cara de "me dá comida". Portanto, o ditado verdadeiro só pode ser:

"Quem não tem cão caça como gato"

 E como é que os gatos caçam? Sozinhos! Portanto, se você não possuir um cachorro, não precisa ficar de fora de uma caçada. Cace sozinho!

Atenção: o Nerdices a Parte não incentiva nem apoia qualquer tipo de caça. Animais selvagens foram feitos para ficar na natureza e, portanto, é lá que eles devem ficar.

 Bom, por enquanto é só. Alguns destes ditados eu já conhecia a versão original, mas alguns realmente me surpreenderam. E você? Conhece algum outro ditado popular que é falado de maneira diferente da original?  Use o campo de comentários para enriquecer ainda mais o post!

4 comentários:

  1. o do "Quem tem boca Vaia roma" eu não conhecia que era assim....

    Parabens pelo post rapaz

    ResponderExcluir
  2. Poisé. Este era um que eu também não sabia. xD
    Valeu pelos parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  3. Valeu amigo! Nerdices tb é cultura. Sempre usei esses ditados e nunca prestei muita atenção, pois saem automaticamente da boca do povo.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. "Batatinha quando nasce espalha as ramas pelo chão"

    Será porque estou pensando que as pessoas irão achar estranho quando eu falar isso?

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.