terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Táxi do Futuro

 Aqui no Nerdices a Parte, você já deve ter visto posts sobre o ônibus do futuro, o trem do futuro e o caminhão do futuro. Agora chegou a vez do táxi do futuro. Em uma conferência que reuniu 77 representantes de empresas, a Comissão de Táxis e Limusines de Nova Iorque lançou um desafio para quem estiver interessado: reformar e modernizar a frota de táxis que rodam pelas terras do Tio Sam, substituindo os clássicos "amarelinhos" por novos veículos "verdes", isso é, com o mínimo impacto ambiental.


 O projeto, que foi chamado de "O Táxi do Amanhã" ("The Taxi of Tomorrow", no original), consiste de um veículo movido à eletricidade e energia captada através de painéis solares. As rodas se moveram para as extremidades do veículo, o que proporciona um espaço interno mais amplo e confortável, contando com quatro assentos para passageiros, além do banco do motorista. Uma outra característica interessante é o sistema de informações externo, que exibe, no painel, o destino e o número de ocupantes no carro. Sendo assim, é possível compartilhar a corrida com outras pessoas que também estejam indo para o mesmo destino. Apesar de perder um pouco o conceito do táxi, o de transporte particular, é possível obter um melhor aproveitamento da frota e, como consequência, um tráfego mais livre pelas ruas da cidade conhecida mundialmente por seu trânsito caótico.


 O veículo conceito está sendo chamado de UniCab, formado pela junção das palavras universal e cab, táxi em inglês. Até agora, o táxi universal ainda não saiu do papel. Resta esperar que o veículo inovador seja adotado pelas empresas nova-iorquinas e, quem sabe, até mesmo por outras empresas ao redor do globo. Afinal, o que não faltam são iniciativas para salvar o meio ambiente. E trocar toda uma frota de veículos poluentes por um batalhão de carros elétricos e solares não é nenhuma má ideia.

2 comentários:

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.