domingo, 15 de agosto de 2010

Descubra quem roubou o seu notebook!

 A cena é clássica: o sujeito, depois de meses ou até mesmo anos de trabalho duro, finalmente compra seu laptop novinho em folha. A emoção é tanta que ele não se contenta em usar apenas em casa e em ambientes seguros, mas quer usar em qualquer lugar: seja no shopping center ou no meio de uma praça pública, ou quem sabe aproveitando o wi-fi que instalaram na praia. Acontece que, após um momento de descuido, ele descobre que algum sem mãe levou sua preciosidade, sua jóia rara, seu filho, sua vida, seu notebook!


 Calma! Como diria um amigo meu, seguro morreu de velho, mas o previnido ainda vive. Por isso, ao invés de se desesperar e manter seu laptop trancado dentro de um cofre atrás de sete chaves, a palavra chave é prevenção. Além de seguros para notebook, que se tornam cada vez mais comuns, existem softwares especializados em segurança anti-roubo para laptops. Conheça, abaixo, alguns deles.

Prey

 O Prey (caça, em inglês) é a melhor opção para tentar encontrar quem roubou seu notebook. O programa é muito leve e funciona silenciosamente nas máquinas instaladas, sempre a monitorar a utilização delas. Ele opera em Windows, Mac e Linux (clique no nome do seu sistema para baixar a versão correta). Após instalar o aplicativo normalmente, o guia de configuração dele aparece na tela. Confira abaixo como proceder para proteger o seu notebook contra roubos:

1.    Na primeira tela, selecione “Setup reporting Method”:


2.    Use a opção “Prey + Control Panel”, que é mais eficaz e fácil de lidar:


3.    Selecione “New User”:


4.    Insira corretamente seus dados e dê um nome para o computador:


5.    Confirme o cadastro através do email de ativação que lhe é enviado.

 Dessa forma a máquina instalada ficará com o Prey sempre à espreita, escondido nos processos do sistema. O aplicativo é muito leve e atua periodicamente na máquina, portanto o aplicativo não atrapalhará o desempenho da sua máquina.

Fui roubado!

 A primeira atitude em caso de roubo ou furto é acessar qualquer computador conectado à internet e ir para a página principal do Prey, http://preyproject.com/. Lá, faça o login com seus dados, acesse a página do computador roubado e marque a opção “Missing” como “ON” para ativar o mecanismo do programa.




Outras configurações

Nessa mesma janela é importante mexer em outras configurações do aplicativo. Ali se alteram dados sobre os computadores cadastrados, como nome, sistema operacional e tipo de máquina – desktop ou notebook. Em “Prey Configuration” você altera funções de notificação, atualização e tempo de espera para cada execução do aplicativo. Em caso de furto, encurtar esse prazo para o mínimo, que é de cinco minutos, é a opção mais indicada.


 No último grupo de funções, chamado de “Module Configuration”, você estipula todas as informações que o Prey tentará capturar do ladrão. Em caso de dúvida, ative as funções da coluna da esquerda. As duas opções localizadas na direita podem ser utilizadas caso você queira avisar o ladrão, ou algum possível comprador do notebook roubado. Ao ativar a função “Alarm” um alarme soará no aparelho, o que permite que alguém o encontre com mais facilidade. Já a alternativa “Alert” envia um texto na tela do notebook, com um recado para recompensas por devolução ou alguma ameaça para o ladrão. É possível editar essa mensagem livremente ao ativar a opção.

Undercover

 Especialmente dedicado aos computadores da Apple, o Undercover é mais uma boa aplicação que visa buscar informações sobre o possível ladrão da sua máquina. Além de imagens (caso uma câmera esteja disponível), o aplicativo também tenta localizar o IP do computador logo na próxima conexão que ele fizer. Todas essas informações são enviadas para o seu email, que você acessa rapidamente em qualquer local. 

The Laptop Lock

 The Laptop Lock (para Windows) é mais indicado para quem acha que não conseguirá obter seu aparelho de volta, mas também não quer colocar outras informações pessoais - como senhas e logins de acesso a contas - em perigo nas mãos de estranhos.


 Em poucos passos você configura opções para deletar pastas importantes e dados confidenciais de forma a inutilizar o aparelho. A última saída para o bandido é vender a máquina assim mesmo ou formatá-la, o que garantirá que ninguém se aproprie de seus arquivos.  

LAlarm

O LAlarm (para Windows) é indicado para quem tem medo de que seu notebook seja roubado por alguém em um ambiente próximo a você. Ele funciona de modo mais semelhante a um alarme veicular. A função principal do programa é travá-lo com um atalho enquanto o aparelho está conectado a uma tomada.


 Ao ser retirado dela sem destravar, um som de sirene soa no aparelho, no volume máximo que ele for capaz de emitir. Essa mesma função pode ser ativada ao amarrar um pendrive em alguma mesa ou cadeira. No programa também há funções para apagar dados confidenciais em caso de roubo.

Vigilância Constante 

 Andar sempre acompanhado, evitar locais escuros e perigosos, andar com pastas e mochilas que disfarcem a presença do notebook: todas essas precauções devem estar sempre em primeiro lugar ao cuidar do seu equipamento. Os softwares mencionados acima servem apenas para ajudar em caso de roubo. O melhor é sempre previnir. Afinal, como diria meu amigo, seguro morreu de velho, mas o previnido ainda vive.

Um comentário:

  1. Esses programas parecem ser bem legais, mas nada impede de o ladrão formatar a maquina e instalar um novo windows. Isso pode acontecer se o ladrão encontrar uma senha para logar o windows.

    ResponderExcluir

Regras para um blog melhor:

1) Não poste comentários ofensivos e nem que contenham palavrões ou qualquer tipo de conotação sexual;
2) Não será tolerado qualquer tipo de preconceito;
3) Não floode;
4) Não anuncie seu site aqui. Nós temos uma área de parceiros dedicada a você. Contate-nos pelo formulário de contato;
5) Seja educado e use o bom senso.